Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado, foi convidado por Roberto Vitali, Presidente da V4A – Village for All conjuntamente com a ENIT – Agenzia Nazionale del Turismo para participar do evento. Em seguida ao evento, serão feitas visitas técnicas por diferentes destinos para avaliar o potencial turístico e a acessibilidade dos produtos e serviços. Inicialmente estão previstos, além de Vicenza onde será realizado o evento, conhecer as cidades de Veneza, Verona, Florença, Milão e Roma. Um trabalho em cooperação com a finalidade de promover o turismo acessível italiano, principalmente no Brasil, onde as relações entre os dois países vem se estreitando cada vez mais. O diretor da ENIT para a América Latina, Salvatore Constanzo, também participa dando suporte a esse planejamento.

Ricardo Shimosakai e Roberto Vitali já se conheciam há algum tempo através de contatos pela internet, e por fazerem parte da ENAT – European Network for Accessible Tourism. O primeiro encontro pessoal se deu durante o Festival de Turismo de Gramado 2012, onde a temática foi sobre o turismo acessível e contou com a participação de ambos.

“A Itália é um dos principais destinos no exterior procurados por turistas, inclusive por aqueles que possuem algum tipo de deficiência. Por isso conhecer o local pessoalmente irá fortalecer ainda mais a qualidade para a emissão de turistas para esse destino. Em contrapartida, a Turismo Adaptado também está estruturando o turismo acessível brasileiro para receber turistas de todas as partes do mundo, inclusive da Itália”, cometa Ricardo Shimosakai.

Roberto Vitali, fundador e presidente da V4A diz: “Gitando.all é considerado como uma referência nacional e internacional de turismo acessível. V4A traz grandes novidades deste ano e tem como objetivo melhorar ainda mais os resultados dos últimos anos, sugerindo importantes eventos dedicados ao “Business for all” e as melhores práticas globais para o turismo acessível na presença de operadores turísticos internacionais e instituições nacionais e internacionais. Pessoas com deficiência são turistas e representam um mercado. Somente na Itália, as pessoas com deficiência são 4 milhões e 127 milhões na Europa.”

Feito em colaboração com a Village for all – V4A, Gitando.all é a primeira exposição na Itália e na Europa dedicada ao turismo e esporte acessível ou para todas as pessoas com necessidades especiais de desempenho psicomotor, mobilidade, alimentos e outras necessidades e para suas famílias. A Feira de Vicenza pretende ser o ponto de encontro a nível europeu de todos os principais atores envolvidos em acessibilidade.

Gitando.all, o BIFA e MITA, são portanto, o ponto de partida de um processo mais amplo que visa contextualizar os produtos, empresas e serviços em um salão novo, com foco no visitante, e afastado de salões especializados existentes hoje, que dizem respeito à área médico-hospitalar ou que, pela sua natureza, lidam com apenas um aspecto específico da acessibilidade.

MITA
A MITA (Meeting Internazionale sul Turismo Accessibile) é um momento para discussão e debate sobre o turismo acessível com membros de grande importância internacional como Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia, o parlamentar europeu Carlo Fidanza, Max Stich Vice-Presidente da ADAC, Magnus Berglund responsável ​​pela qualidade de clientes com necessidades específicas dos Hotéis Scandic e o governador da região de Veneto, Luca Zaia.

BIFA
O BIFA – Buy Italy for all  – é um workshop que se coloca como uma grande oportunidade anual para a indústria do turismo acessível (vendedor italiano) para atender os operadores turísticos, agências de viagens e associações interessados ​​em “comprar” o produto do Turismo Acessível Italiano (compradores internacionais e italianos).

" });