Remendando o furo do pneu. Aprenda a resolver essa furada sozinho.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

19 de agosto de 2022

Remendando o furo do pneu. Primeiro esclarecendo, popularmente estamos acostumados a falar que o pneu furou, e ele pode até furar mesmo, mas o problema não é esse. O pneu é aquela parte externa de borracha, que tem por dentro uma câmara de ar inflável, também de borracha, e é ela que se furada, irá esvaziar dificultando a cadeira de rodas, bicicleta ou carro a andar. Com ela vazia ou murcha, se persistir em andar, pode danificar a roda, que é a parte central com uma estrutura de ferro. Mas como estamos acostumados a falar que o pneu furou, então continuarei usando essa expressão.

Eu já furei o pneu de minha cadeira de rodas algumas vezes, não muitas, mas mais de uma vez, e sempre quando isso acontecia eu levava para uma bicicletaria, pois remendar o furo do pneu, pois eles estavam acostumados a fazer isso e o remendo de um pneu de bicicleta era o mesmo de uma cadeira de rodas. Porém, faz 3 meses que meu pneu furou novamente, e quando fui procurar as bicicletarias, para minha surpresa, nenhuma delas estava mais fazendo esse serviço. Eles falavam de somente trocavam a câmara, mas não faziam o remendo.

Comprar uma câmara nova é bem mais cara do que remendar um furo, principalmente porque eu uso um modelo de rodas esportivas, então o pneu e a câmara também são diferenciados, e daí nenhuma bicicletaria ou loja de materiais esportivos tem esse tipo de material. No meu caso, eu tenho que comprar em lojas especializadas em cadeira de rodas. Mas eu me recusei a comprar uma câmara nova, pois como eu disse, ela tem um custo alto, e o problema não era tão complexo assim. Como ninguém mais fazia o remendo, então eu fui procurar aprender como eu mesmo poderia remendar.

Encontrei a Vulcaflex, que possui kits de reparos para câmaras de pneus de bicicleta, pequenos e leves, o conjunto possui pedaços ou faixa de reparo, bisnaga de cimento vulcanizante e lixa. Basicamente, o que você precisa fazer é lixar a área do furo e depois limpá-la, aplicar o cimento vulcanizante que é uma cola e esperar secar um pouco, depois aplicar a tira ou pedaço de borracha resistente, pressionar para reforçar o contato e tirar bolhas de ar. No vídeo abaixo eu mostro o processo com mais detalhes.

Em uma outra ocasião, meu pneu furou quando eu estava numa loja de materiais esportivos. Por sorte, alí eles faziam reparos em bicicletas e me deram um socorro, trocando a câmara por uma diferente, somente para eu voltar pra casa. Felizmente contei com a boa vontade deles, se quiser saber mais sobre este episódio veja o artigo Pronto socorro de pneu furado. Você também precisa fazer a manutenção de seu pneu, sempre olhando se ele está calibrado, pois se estiver muito vazio, a ponto da roda começar a pega na câmara, ela pode se cortar ou rasgar. Também tenho dicas para calibragem do pneu no artigo Enchendo o pneu da sua cadeira de rodas.

Fique sempre de olho por onde você anda evitando cacos de vidro ou material cortante que podem estar no chão. Existe um tipo de faixa resistente, feita para impedir que materiais cortantes que ultrapassem o pneu, não cheguem a furar a câmara de ar. Essa faixa fica exatamente entre o pneu e a câmara, e é vendida separadamente, então vale a pena ter ela, pois você pode reutilizá-la mesmo quando trocar de pneu ou câmara de ar. Essas são dicas que aprendi na prática, em minha vida de cadeirante desde 2001, e já passando por diversas situações. Além disso, estou sempre ligado em novidades, como materiais, equipamentos ou procedimentos que tenham ligação com a acessibilidade. Muitas pessoas e empresas, por conhecerem meu trabalho, também me procuram para mostrar novidades. Acompanhe meu perfil do Instagram e meu canal do YouTube e você encontrará muito mais dicas.

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });