Reconhecimento à Frida Kahlo. O talento sempre foi maior que sua deficiência.
Infância E Acidente De Ônibus
Kahlo nasceu de um pai alemão de ascendência húngara e uma mãe mexicana de ascendência espanhola e nativa americana. Mais tarde, durante sua carreira artística, Kahlo explorou sua identidade frequentemente descrevendo sua ancestralidade como opostos binários: o lado colonial europeu e o lado indígena mexicano.
Quando criança, ela sofreu um surto de pólio que a deixou com uma ligeira fraqueza, uma doença crônica que ela iria suportar durante toda a sua vida. Kahlo era especialmente próxima de seu pai, que era fotógrafo profissional, e ela frequentemente o ajudava em seu estúdio, onde ela adquiria um olhar atento aos detalhes. Embora Kahlo tenha feito algumas aulas de desenho, ela estava mais interessada em ciências e, em 1922, ingressou na Escola Nacional Preparatória em Cidade do México com interesse em estudar medicina. Lá conheceu Rivera, que trabalhava em um mural para o auditório da escola.
Embora a pintura seja bastante abstrata, a modelagem suave de Kahlo em seu rosto mostra seu interesse pelo realismo. O olhar estóico tão prevalente em sua arte posterior já é evidente, e o pescoço e os dedos exageradamente longos revelam seu interesse pelo pintor maneirista Il Bronzino. Depois de sua convalescença, Kahlo se juntou ao Partido Comunista Mexicano (PCM), onde ela conheceu Rivera mais uma vez. Ela mostrou-lhe alguns dos seus trabalhos e encorajou-a a continuar a pintar.
Casamento Com Rivera E Viaja Para Os Estados Unidos
Logo depois de se casar com Rivera em 1929, Kahlo mudou seu estilo pessoal e de pintura. Ela começou a usar o tradicional vestido Tehuana que se tornou sua marca registrada. Consistia em um cocar de flores, uma blusa solta, jóias de ouro e uma longa saia de babados. Sua pintura Frieda e Diego Rivera (1931) mostram não apenas seu novo traje, mas também seu novo interesse pela arte popular mexicana.
Os assuntos são mais planos e abstratos do que aqueles em seu trabalho anterior. O imponente Rivera fica à esquerda, segurando uma paleta e pincéis, os objetos de sua profissão. Ele aparece como um artista importante, enquanto Kahlo, que é pequena e recatada ao lado dele, com a mão na sua e com a pele mais escura do que em seu trabalho anterior, transmite o papel que ela presumia que ele queria: uma esposa mexicana tradicional.
Primeiras Exposições Individuais
Em 1933, Kahlo e Rivera retornaram ao México, onde viviam em uma casa recém-construída, composta por espaços individuais separados unidos por uma ponte. A residência se tornou um ponto de encontro para artistas e ativistas políticos, e o casal sediou artistas como Leon Trotsky e André Breton, um dos principais surrealistas que defendeu o trabalho de Kahlo. Breton escreveu a introdução à brochura de sua primeira exposição individual, descrevendo-a como uma surrealista autodidata.
A exposição foi realizada na Julien Levy Gallery, em Nova York, em 1938, e foi um grande sucesso. No ano seguinte, Kahlo viajou para Paris para mostrar seu trabalho. Lá ela conheceu mais surrealistas, incluindo Marcel Duchamp, o único membro que ela teria respeitado. O Louvre também adquiriu uma de suas obras, The Frame (c. 1938), fazendo de Kahlo o primeiro artista mexicano do século 20 a ser incluído na coleção do museu.
Trabalhos Posteriores
Em meados da década de 1930, numerosos casos extraconjugais – notadamente o de Rivera com a irmã mais nova de Kahlo e os de Kahlo com vários homens e mulheres – enfraqueceram o casamento e os dois se divorciaram em 1939. Naquele mesmo ano, Kahlo pintou algumas de suas obras mais famosas. , incluindo os dois Fridas. A tela incomumente grande (5,69 × 5,68 pés [1,74 × 1,73 metros]) mostra figuras gêmeas de mãos dadas, cada figura representando um lado oposto de Kahlo.
Outra artéria conecta-se ao coração do outro Kahlo, que é totalmente exposto e revela a anatomia interior. O fim da artéria é cortado, e o europeu Kahlo segura um instrumento cirúrgico aparentemente para conter o fluxo de sangue que pingava em seu vestido branco.
Kahlo reconciliou-se com Rivera em 1940 e o casal mudou-se para sua casa de infância, La Casa Azul, em Coyoacán. Em 1943 foi nomeada professora de pintura em La Esmeralda, a Escola de Belas Artes do Ministério da Educação. Nunca muito bem, Kahlo começou a declinar ainda mais em saúde, e ela freqüentemente se voltou para o álcool e drogas para alívio.
No entanto, ela continuou a ser produtiva durante a década de 1940. Ela pintou vários auto-retratos com vários penteados, roupas e iconografia, sempre se mostrando com um olhar impassível e firme, pelo qual se tornou famosa. Kahlo passou por várias cirurgias no final dos anos 1940 e início dos anos 50, muitas vezes com internações prolongadas.
Perto do fim de sua vida, ela precisou de ajuda para caminhar. Ela aparece em Auto-retrato com Portrait of Dr. Farill (1951) sentado em uma cadeira de rodas. Sua saúde debilitada a levou a participar de sua primeira exposição individual no México em 1953 deitada em uma cama. Ela morreu em La Casa Azul um ano depois, a causa oficial documentada como uma embolia pulmonar.
O Museu Frida Kahlo E Reputação Póstuma
Após a morte de Kahlo, Rivera teve La Casa Azul redesenhada como um museu dedicado à sua vida. O Museu Frida Kahlo abriu ao público em 1958, um ano após a morte de Rivera.
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Turismo Adaptado fez um trabalho notável ao assinalar o grande talento artístico reconhecido internacionalment,e numa reportagem ampla sobre a vida de Frida Khalo, que fez de sua dor um elemento criativo de vida que a acompanhou em forma de arte e beleza
Lilia Pinto Martins
Vice-presidente do CVI-Rio
Acho incrível pessoas como ela, muito conhecida pela arte, e que muitas pessoas nem sabem que possuía uma deficiência. Mostra que a deficiência não foi um fator para causar pena ou sentimento parecido.
Notável a publicação sobre Frida Khalo no Turismo Adaptado. Retrata bem como a artista fez de sua dor um motivo de criação e arte que a projetou internacionalmente
Lilia Pinto Martins
Vice-presidente do CVI-Rio