REATECH – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Entre 14 e 17 de abril, o Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista, volta a ser o centro das atenções para pessoas com deficiência, seus familiares, cuidadores e profissionais do setor. A Reatech tem muito o que comemorar, já que faz parte da própria história dessas pessoas e do fortalecimento de um mercado que praticamente não existia há 10 anos e que, em 2010, movimentou R$1,5 bilhão. “Estamos muito orgulhosos”, afirma Malu Sevieri, diretora de Comunicação do grupo Cipa, organizador do evento. “Quando entramos, o mercado era muito desorganizado. A Reatech contribuiu também no sentido de ajudar a população a aceitar melhor as pessoas com deficiência e na expansão do conceito de acessibilidade”, explica. Ela lembra que naquela época era até difícil encontrar essas pessoas circulando pelas ruas e eventos em geral e hoje essa situação mudou.
Até 2010, a feira ocupava apenas um pavilhão mas com o número de visitantes chegando aos 40 mil, o espaço foi ampliado. As atividades culturais e esportivas passarão para um novo local, permitindo uma praça de alimentação maior e mais facilidade de circulação entre os vários estandes. Na Reatech, que tem entrada gratuita, há opções para todos os segmentos: desde o consumidor final que procura uma cadeira de rodas, até profissionais em busca de novas técnicas. No setor de fisioterapia, inclusive, será realizada a III Feira Internacional de Tecnologias em Fisioterapia (FISIOTECH).
Um dos principais atrativos da feira é a oportunidade de participar de seminários e palestras variadas. Para o público em geral a entrada é franca mas há cursos pagos, só para profissionais. Pelo segundo ano, por exemplo, será realizado o seminário “Sexualidade na vida da pessoa com deficiência”, que teve enorme sucesso em 2010, e debaterá temas como maternidade, paternidade, reprodução assistida, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros. Realizado desde a primeira edição, o seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão (Reasem) trará palestras sobre temas variados como hidroterapia ocupacional, manobras terapêuticas para alívio da dor e acupuntura na paralisia cerebral.
Uma das atrações mais procuradas é a parte de shows, o palco tem apresentações todos os dias. No setor esportivo, a novidade será uma rampa em formato de U para que cadeirantes possam experimentar a manobra Half Pipe, muito usada por skatistas. Videoteca para surdos, audioteca para cegos e sessões de cinema diárias completam as atividades, juntamente com um estúdio para fotografar as crianças. Vale lembrar que o piso é podotátil e, além dos banheiros adaptados normais, serão colocados mais 20 químicos.
Local
Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP)
Horário
Quinta e Sexta das 13hs às 21hs.
Sábado e Domingo das 10hs às 19hs.
Transporte Gratuito da estação do Metrô Jabaquara (Saída das Vans na Rua Nelson Fernandes, 400 )
Visitação Gratuita – Credenciamento antecipado: www.reatech.tmp.br
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Foj1HiuOv3E]
Fonte: Revista Reação
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários