Rapper finlandês surdo se apresenta (com língua de sinais) em SP
Marko Vuoriheimo, 34, é surdo. Mas de “mudo” não tem nada: apesar de não articular a fala fluentemente, tagarela com as mãos e faz música com a língua de sinais. Foi com a alcunha de Signmark (sinal visual, em inglês) que o finlandês fez fama num estilo em que a letra é a lei –o rap.
Duvida? Será possível ver sua música com os próprios olhos: Signmark fará um show para cerca de mil pessoas em São Paulo. A apresentação, em 6/4, faz parte do Sencity, evento multissensorial para surdos que acontece no MAM (Museu de Arte Moderna).
O artista contou por e-mail, como faz para costurar as batidas à narrativa de gestos com que conta histórias. “Sinto a música, literalmente. Porque o grave do som vibra mais, então corre no meu sangue.”
Ele completa a tremedeira do ritmo com letras autobiográficas. Uma fala de quando era criança e sonhava em aparecer na MTV, mas ouviu da professora que aquilo não era possível.
Para entender hits como “Silent Shout” (berro mudo), mesmo surdos brasileiros precisarão de tradução simultânea. É que o artista se apresenta ora na língua dos sinais americana, ora na finlandesa, cujos movimentos não são parecidos com a nacional Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Para isso, haverá um intérprete a verter movimentos de uma língua à outra, diz Daina Leyton, coordenadora de acessibilidade do museu. Signmark é o único cantor surdo do evento. Entre as outras atrações, está a dupla de DJs Mixhell, formada por Igor Cavalera e sua mulher, Laima Leyton.
“Existem artistas surdos. O problema é eles conseguirem gravadora”, diz o finlandês, que assinou em 2009 com a Warner. A parceria não durou mais que um DVD e acabou em 2012. Agora, ele trabalha num álbum independente e faz manifesto. Acredita que o mundo um dia ouvirá seu silêncio.
Sencity – MAM – av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 3, parque Ibirapuera, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5085-1300. Dia 6/4: às 17h. Grátis. Inscrições pelo e-mail [email protected].
Abaixo, assista ao clipe de ”Against the wall”:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=f9h3jUZRzeM]
Fonte: Folha de São Paulo
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários