Ibram disponibiliza publicação que trata da Acessibilidade a Museus
Ibram disponibiliza publicação que trata da Acessibilidade a Museus. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos mais de 500 Municípios que possuem museus que o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), disponibilizou, em sua página, para consulta e download, o volume número 2 da série Cadernos Museológicos, publicado pela instituição no final de abril.
A publicação aborda o tema Acessibilidade a Museus, que deve contribuir para a adaptação das práticas, das instituições e dos espaços existentes, a fim de torná-los acessíveis a toda a população – com destaque para pessoas com deficiência.
De acordo com o Ibram, esse volume da série também tem a finalidade de suprir a carência de informações sobre o tema e contribuir para o processo de democratização do acesso à cultura.
Um dos capítulos do livro discorre sobre as experiências museais no Brasil e no mundo (ter acesso, ver, ouvir, sentir e tocar). São relatados nesse capítulo trabalhos realizados no Museu do Louvre, na França; no Museu de Arte Moderna, em Moma, nos Estados Unidos; no British Museum, na Inglaterra.
Além dos museus brasileiros, o Museu Histórico Nacional, e o Museu Villa-Lobos, que ficam no Rio de Janeiro.
As autoras são arquitetas e professoras pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Cadernos Museológicos: Acessibilidade a Museus
A acessibilidade aos museus é um tema que interessa a todos e está previsto na legislação vigente no território nacional, assim como em normas, declarações, recomendações e tratados internacionais. De modo especial, o tema está presente no Estatuto de Museus, Lei no 11.904, de 14 de janeiro de 2009.
Para ter acesso a todo o conteúdo, faça o download clicando em Cadernos Museológicos Acessibilidade a Museus
Fonte: CNM
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Rodinha dianteira quebrada. Como lidar com um pronto socorro.
Rodinha dianteira quebrada. Imprevistos podem acontecer a qualquer hora em qualquer lugar, por isso o mais importante é saber lidar com eles.
Turismo acessível na política. Comissão do Turismo destaca a importância da acessibilidade.
Turismo acessível na política da Câmara Municipal de SP. Comissão do Turismo destaca a importância da acessibilidade para as PcD.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
MUITO OBRIGADA POR MANDAR ESSA MARAVILHOSA ARTEQUANDO VC FIZER TURISMO CONVIDE-ME POIS ESTOU PRECISANDO PASSEAR PORQUE ESTOU ESTRESSADA AGUARDO RETORNO REGINA
Date: Mon, 9 Sep 2013 14:01:23 +0000 To: [email protected]
Olá Regina,
A Turismo Adaptado agencia viagens entre outras atividades. Atendemos de acordo com o pedido, então você pode solicitar a viagem quando quiser. Em relação a grupos, ainda estamos organizando.