Projeto Walk in Alcobaça. Um roteiro áudioguiado que promove a inclusão
Daniela Santos, Inês Amaral, Joana Dinis, Maria do Carmo e Tiago Martins estavam sujeitos ao tema “Alcobaça: Percursos/Recursos – Terra de Valores e Tradições” no seu trabalho para a disciplina de Área de Projeto. E decidiram apensar em algo que viesse “inovar, modernizar e dinamizar o turismo na cidade, fortalecer a importância do entro histórico e valorizar e dar visibilidade ao patrimônio”.
Foi assim que nasceu o projeto ao qual foi chamado “Walk in Alcobaça”, apresentado no passado dia 21 de Maio na Biblioteca Municipal e que pretende “dar a conhecer a história de diversos locais fundamentais numa cidade irradiadora de cultura, história e tradições”.
Nesse sentido, os estudantes traçaram um percurso pedestre, com partida e chegada junto ao Mosteiro, que inclui 11 pontos de interesse, entre os quais o Challet Rino, o Palacete Oliveira, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Confluência dos Rios Alcoa e Baça, o café Tertúlia, a Igreja da Misericórdia e a Casa Museu Vieira Natividade.
Para as diferentes paragens do percurso os alunos preparam uma síntese histórica, com alguns fatos de maior relevância, que depois gravaram em formato MP3. A ideia é que os turistas possam descarregar estas faixas áudio nos seus próprios leitores, ou em aparelhos cedidos pelo Posto de Turismo, e ao ritmo que quiserem, fiquem a conhecer locais e edifícios de interesse, fora da abadia cisterciense.
O áudioguia permite desenvolver uma descrição mais detalhada para pessoas com deficiência visual, além de permitir que uma pessoas com dificuldade de locomoção realize o roteiro em seu tempo, sem a necessidade de correr para acompanhar um grupo. Existem ainda, na mesma linha de aparelhos, modelos com telas, onde é possível gravar um vídeo onde as informações são passadas através de um intérprete de língua de sinais para pessoas com deficiência auditiva.
Pensado tanto para turistas como para a população do conselho e comunidade escolar, o “Walk in Alcobaça” “é apenas um embrião de um projeto que se espera maior e mais alargado”. A idéia está lançada e o trabalho inicial está feito, com a gravação de faixas pelos próprios alunos. O que estes esperam agora é que a autarquia alcobacense – que acompanha o projeto desde o início tendo disponibilizado dois técnicos para trabalharem com os estudantes -concretize o projeto. Faltam as gravações profissionais, a tradução das fichas já escritas para cada ponto de interesse e uma efetiva implementação do áudio-guia, o que passará pela disponibilização dos sons e dos leitores no Posto de Turismo e pela identificação de cada paragem.
A representar a Câmara de Alcobaça na apresentação do projeto esteve o adjunto do presidente, Bruno Letra, que deixou algumas esperanças aos alunos quanto à continuidade deste projeto. “Percebemos que isto é uma idéia boa, uma idéia a desenvolver”, afirmou, ao mesmo tempo que se regozijou por ver que hoje “a nova geração já tem o à vontade necessário para vir à Câmara pedir apoio para os seus projetos”, uma instituição que durante muitos anos os jovens parecem ter afastado das suas idéias.
Depois da apresentação o projeto foi testado por várias dezenas de alunos, alguns professores e elementos da direção da escola beneditense, aos quais se juntaram a presidente da Junta de Freguesia de Alcobaça e alguns membros da Câmara de Alcobaça.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ntwf1yj6J-0]
Fonte: aeiou Rxpresso
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários