Projeto Village for All faz parte do acordo de cooperação entre MTur e Itália
Silvia Bonoli e Roberto Vitali, da Village for All, Ricardo Moesch, do MTur, Giorgio Pistocchi e Antonio Zambelli, da Geokeys
Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, está presente da BIT para fechar uma parceria com o Governo Italiano. O objetivo, segundo ele, é assinar um acordo de cooperação Brasil – Itália na área de acessibilidade. “Com o advento dos grandes eventos esportivos, o Brasil tem algumas exigências a cumprir e a acessibilidade é uma delas. Além disso, este é um nicho de mercado que o MTur tem interesse em trabalhar”, disse. De acordo com Moesch, já existem memorandos de entendimento com a Itália, mas agora será criado um específico para esse assunto.
O diretor está em Milão para conversar com as autoridades e conhecer melhor o projeto Village for All, um projeto já bem sucedido na Itália que tem como proposta a arquitetura universal para atender as pessoas com alguma dificuldade ou mesmo uma criança ou idoso. “O conceito é que uma pessoa que precise de acessibilidade não necessariamente seja um deficiente, ela pode ser uma pessoa idosa ou mesmo uma criança”, pontuou. “O objetivo desse programa e o conceito que queremos levar para o Brasil é que a pessoa com necessidades especiais possa escolher o destino que quer visitar sem se preocupar se esse lugar é apto para atende-la”, contou.
Outra intenção do MTur é levar a experiência da Village for All de coleta de dados desse nicho para o Brasil. “É muito importante termos dados desse segmento para poder trabalharmos. Segundo pesquisas, cerca de 15% da população de países industrializados se encaixam nesse perfil. E essa pessoa nunca viaja sozinha, mas sim em grupos de até quatro pessoas. Ou seja, é um mercado muito grande para se trabalhar”, disse. A ideia é introduzir esse conceito primeiro nas 12 cidades sedes da Copa, para atender as exigências da FIFA, e depois ampliar para as demais cidades brasileiras.
De acordo com Moesch, além da Itália, o acordo será assinado com outros países europeus. Além do acordo a ser assinado, o diretor participa da feira da BIT também como palestrante. Sua palestra acontece durante o 3º Encontro do Grupo de Trabalho de Proteção ao Turista/ Consumidor e Profissionais de Turismo, da Organização Mundial de Turismo (OMT). Moesch fará um histórico das atividades do MTur desde a sua criação e o impacto dessa decisão de governo na economia e no desenvolvimento do Brasil. Serão apresentados ainda programas e ações do MTur que contribuem para impulsionar a atividade no país. Ele falará também sobre os desafios enfrentados com a organização dos grandes eventos que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações, em 2013, e as Olimpíadas de 2016.
Fonte: Mercados e Eventos
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários