
Projeto Vamos em Sinais – Pedalando pelo Brasil para promover a inclusão
O projeto Vamos em Sinais, teve inicio no Brasil em 2009, através de um convite do seu organizador, o fotógrafo alemão Sebastian Burger, ao casal de Brasileiros Raquel Couto Amaral e Diego Ferrari Bruno, além de mais três participantes alemães, juntos formaram um grupo de surdos e ouvintes que viajaram pelo Brasil de bicicleta, com a missão de promover a divulgação da Língua de Sinais LIBRAS como adição na didática Escolar.
Em 2009, percorreram do litoral norte de São Paulo a todo litoral do Estado do Rio de Janeiro totalizando 1.200 Km. Neste percurso foram visitadas 20 instituições de ensino “Inclusivas” e especiais, tanto escolas como universidade. Nestas, foram realizadas as oficinas interativa de LIBRAS, com o objetivo de despertar o estimulo nos ouvintes em aprender a língua Brasileira de sinais LIBRAS. Buscava-se na conclusão desta missão, direções que proporcionassem um conjunto harmonioso e com interação maior entre surdos e ouvintes; desde o ambiente educacional, a passeios acadêmicos, lazer e entre outros.
Ao término da jornada 2009, foi constatado pelo grupo que nas instituições de ensino “inclusivas” nem sempre havia professores que dominavam a Língua Brasileira de Sinais e nem intérpretes de LIBRAS suficientes para atender a todas as salas, mostrando a importância da continuidade do projeto em 2010, considerando os resultados satisfatórios e a aceitação do projeto nas instituições e entre os alunos.
Este projeto teve patrocinadores alemães para os equipamentos e outros patrocinadores que apoiaram a equipe alemã. Já a dupla de brasileiros teve patrocínio do Instituto Mara Gabrilli e da Fabricante de equipamentos eletrônicos para surdos e deficientes auditivos, Koller.
O casal de Brasileiros Raquel Couto Amaral (surda) e Diego Ferrari Bruno (ouvinte), junto a alguns participantes, embarcaram em novos trajetos, envolvendo mais Estados do Brasil, realizando o VAMOS EM SINAIS 2010. Para o decorrer desta nova temporada administrada por Brasileiros, foi visualizada a aplicação de algumas adaptações e a criação de novas ferramentas, no intuito em alcançar maiores resultados. São estas:
Mapa interativo
A criação de um Mapa interativo (google maps) onde conseguiremos uma administração melhor e mais rentável do tempo, onde qualquer pessoa interessada poderá sugerir com um trajeto traçado no mapa, junto a um pequeno relato da necessidade de realizarmos as visitas no local. Assim, alcançaremos a missão do nosso roteiro na mais perfeita ordem.
Multimidia
Será usada também a Tecnologia dos celulares, o Vamos em sinais disponibilizará um vídeo didático em LIBRAS, o qual, poderá ser baixado nos celulares gratuitamente dos alunos e professores via bluetooth, wi-fi ou qualquer outro meio digital.
VESx.
Incentivaremos as pessoas que detém o conhecimento da LIBRAS; surdos, intérpretes e instrutores de LIBRAS a realizarem as oficinas Vamos em Sinais em sua região. O Material estará disponível para download na página VESx, juntamente com as guias (regras mínimas) para realização das oficinas nos moldes do projeto original.
Vídeo Viral.
Durante a viagem realizaremos alguns vídeos com alunos e pessoas em diferentes locais “falando” o alfabeto manual e dizendo uma frase de impacto em LIBRAS sobre a inclusão do surdo. Pretende-se com esse vídeo dinâmico gerar um buzz, atraindo atenção para causa da inclusão do surdo na escola e na sociedade.
Rede Vivo Educação
Aproveitamos a vasta presença (virtual) de profissionais da educação na Rede Vivo Educação, onde criamos o grupo do vamos em Sinais para propor discussões e divulgar o projeto para as instituições de ensino de todo o Brasil. Com esta repaginada para as ações do projeto Vamos em Sinais, pretendemos alcançar com amplitude, interação com o Público e maior “visibilidade” para a causa da inclusão dos surdos em demais ambientes sociais.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uydA_fe3bWw]
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no transporte aéreo. Atualização das regras.
Acessibilidade no transporte aéreo. Revisão da Resolução nº 280/2013 da ANAC através de consulta e audiência pública.
Inclusão no filme Wicked. Atriz cadeirante chama a atenção.
Inclusão no filme Wicked. Marissa Bode é uma atriz com deficiência na vida real, e sua deficiência não foi um impedimento para a atuação.
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro. Acessibilidade é um dos capítulos desse importante guia orientador para o turismo.
Grande Ricardo, agradecemos-lhe de coração por publicar a informação!
Também publicamos o seu site! 🙂
Abração!
Olá Raquel e Diego,
Vocês são um casal muito carismático! Tenho visto a questão do surdo e da Libras dentro da área do lazer e turismo. Espero poder encontrá-los pessoalmente em breve para trocar idéias. Beijos e abraços!