Projeto Vamos em Sinais – Pedalando pelo Brasil para promover a inclusão
O projeto Vamos em Sinais, teve inicio no Brasil em 2009, através de um convite do seu organizador, o fotógrafo alemão Sebastian Burger, ao casal de Brasileiros Raquel Couto Amaral e Diego Ferrari Bruno, além de mais três participantes alemães, juntos formaram um grupo de surdos e ouvintes que viajaram pelo Brasil de bicicleta, com a missão de promover a divulgação da Língua de Sinais LIBRAS como adição na didática Escolar.
Em 2009, percorreram do litoral norte de São Paulo a todo litoral do Estado do Rio de Janeiro totalizando 1.200 Km. Neste percurso foram visitadas 20 instituições de ensino “Inclusivas” e especiais, tanto escolas como universidade. Nestas, foram realizadas as oficinas interativa de LIBRAS, com o objetivo de despertar o estimulo nos ouvintes em aprender a língua Brasileira de sinais LIBRAS. Buscava-se na conclusão desta missão, direções que proporcionassem um conjunto harmonioso e com interação maior entre surdos e ouvintes; desde o ambiente educacional, a passeios acadêmicos, lazer e entre outros.
Ao término da jornada 2009, foi constatado pelo grupo que nas instituições de ensino “inclusivas” nem sempre havia professores que dominavam a Língua Brasileira de Sinais e nem intérpretes de LIBRAS suficientes para atender a todas as salas, mostrando a importância da continuidade do projeto em 2010, considerando os resultados satisfatórios e a aceitação do projeto nas instituições e entre os alunos.
Este projeto teve patrocinadores alemães para os equipamentos e outros patrocinadores que apoiaram a equipe alemã. Já a dupla de brasileiros teve patrocínio do Instituto Mara Gabrilli e da Fabricante de equipamentos eletrônicos para surdos e deficientes auditivos, Koller.
O casal de Brasileiros Raquel Couto Amaral (surda) e Diego Ferrari Bruno (ouvinte), junto a alguns participantes, embarcaram em novos trajetos, envolvendo mais Estados do Brasil, realizando o VAMOS EM SINAIS 2010. Para o decorrer desta nova temporada administrada por Brasileiros, foi visualizada a aplicação de algumas adaptações e a criação de novas ferramentas, no intuito em alcançar maiores resultados. São estas:
Mapa interativo
A criação de um Mapa interativo (google maps) onde conseguiremos uma administração melhor e mais rentável do tempo, onde qualquer pessoa interessada poderá sugerir com um trajeto traçado no mapa, junto a um pequeno relato da necessidade de realizarmos as visitas no local. Assim, alcançaremos a missão do nosso roteiro na mais perfeita ordem.
Multimidia
Será usada também a Tecnologia dos celulares, o Vamos em sinais disponibilizará um vídeo didático em LIBRAS, o qual, poderá ser baixado nos celulares gratuitamente dos alunos e professores via bluetooth, wi-fi ou qualquer outro meio digital.
VESx.
Incentivaremos as pessoas que detém o conhecimento da LIBRAS; surdos, intérpretes e instrutores de LIBRAS a realizarem as oficinas Vamos em Sinais em sua região. O Material estará disponível para download na página VESx, juntamente com as guias (regras mínimas) para realização das oficinas nos moldes do projeto original.
Vídeo Viral.
Durante a viagem realizaremos alguns vídeos com alunos e pessoas em diferentes locais “falando” o alfabeto manual e dizendo uma frase de impacto em LIBRAS sobre a inclusão do surdo. Pretende-se com esse vídeo dinâmico gerar um buzz, atraindo atenção para causa da inclusão do surdo na escola e na sociedade.
Rede Vivo Educação
Aproveitamos a vasta presença (virtual) de profissionais da educação na Rede Vivo Educação, onde criamos o grupo do vamos em Sinais para propor discussões e divulgar o projeto para as instituições de ensino de todo o Brasil. Com esta repaginada para as ações do projeto Vamos em Sinais, pretendemos alcançar com amplitude, interação com o Público e maior “visibilidade” para a causa da inclusão dos surdos em demais ambientes sociais.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uydA_fe3bWw]
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Grande Ricardo, agradecemos-lhe de coração por publicar a informação!
Também publicamos o seu site! 🙂
Abração!
Olá Raquel e Diego,
Vocês são um casal muito carismático! Tenho visto a questão do surdo e da Libras dentro da área do lazer e turismo. Espero poder encontrá-los pessoalmente em breve para trocar idéias. Beijos e abraços!