Projeto Turismo Inclusivo – Competências de atendimento de Pessoas com Deficiência
A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência refere expressamente, no quadro do direito à “Participação na vida cultural e em recreação, lazer e desporto” (art. 30º), a obrigação dos Estados de promoverem medidas apropriadas para que as pessoas com deficiência possam ter acesso aos serviços turísticos. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência refere expressamente, no quadro do direito à “Participação na vida cultural e em recreação, lazer e desporto” (art. 30º), a obrigação dos Estados de promoverem medidas apropriadas para que as pessoas com deficiência possam ter acesso aos serviços turísticos.
No âmbito nacional, o Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade prevê especificamente, no Eixo 1 “Acessibilidade e Informação” “formação para promover a qualificação dos profissionais que operam na área do turismo, habilitando-os ao atendimento das pessoas com deficiências ou incapacidade”.
À medida que vão melhorando as condições de vida dos cidadãos com deficiência e das suas famílias aumenta o número daqueles que têm necessidade e que vão alcançando capacidade econômica para viajar, seja por motivos profissionais, seja por motivos de lazer, de saúde, de religião ou outros.
Trata-se de um segmento potencial de procura de serviços turísticos de grande dimensão (segundo estimativa do EUROSTAT, na União Européia, com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos, o número de pessoas com deficiência ultrapassa os 44 milhões); donde que seja também, cada vez mais, um segmento de grande interesse para o sector do turismo
O atendimento, a prestação de serviços turísticos, com qualidade, nas suas diversas componentes (turismo, hotelaria, restauração), a pessoas com condições diferentes das do cliente comum (por exemplo, pessoas que não vêm, que não ouvem, que não falam ou que articulam com dificuldade; por exemplo, pessoas que se deslocam em cadeira de rodas ou que não podem fazer esforços físicos; por exemplo, pessoas com grandes dificuldades de compreensão, de comunicação ou de relação interpessoal viajando sozinhas ou com as suas famílias, etc.), exige dos profissionais intervenientes competências específicas que vão para além daquelas requeridas pelo atendimento comum e que, portanto, precisam de ser identificadas e aprendidas.
Neste contexto, o objetivo geral do projeto “TURISMO INCLUSIVO – Competências de Atendimento de Pessoas com Deficiêncai” é realizar um Estudo que possa contribuir para a concretização da política nacional de inclusão das pessoas com deficiência, nomeadamente no que concerne ao seu acesso aos serviços turísticos, mediante:
- A identificação das necessidades específicas das pessoas com deficiência, em matéria de acolhimento – atendimento – serviço;
- A identificação das competências profissionais, em matéria de atendimento e de serviço, necessárias para a satisfação daquelas necessidades específicas;
- A construção de um “package” de formação dirigido ao desenvolvimento dessas competências específicas.
A realização do projeto será assegurada por uma parceria envolvendo: uma ONG dedicada à ativação dos direitos das pessoas com deficiência (o CECD-MiraSintra, na qualidade de entidade promotora e coordenadora do projeto); duas entidades públicas intervenientes nas políticas nacionais da reabilitação e do turismo, (o INR – Instituto Nacional de Reabilitação e o TP-ip – Turismo de Portugal); e uma entidade privada (a PERFIL), na qualidade de agência de execução do Estudo e de construção do “package” de formação a distância
Na execução do projeto haverá uma forte participação de pessoas com deficiência, elas próprias, mormente na fase de identificação das suas necessidades específicas em matéria de acolhimento – atendimento – serviço turístico e procurar-se-á conseguir também um importante envolvimento das suas Associações, assim como de diversas entidades do sector do Turismo, tendo em vista, não apenas os seus contributos para a qualidade dos resultados do projeto, mas também o potenciamento da sua posterior divulgação e utilização.
Face ao exposto, este projeto constitui-se como uma ação inovadora e oportuna, numa dupla perspectiva: por um lado o produto final constituirá um importante contributo específico ao nível da qualificação dos/as profissionais que operam na área da hotelaria e turismo, habilitando-os/as ao atendimento das pessoas com deficiência ou incapacidade, por outro corresponde a um domínio temático específico e relevante para a concretização da estratégia nº 13 do Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidades
Veja os objetivos específicos e Produtos e Resultados Esperados além de outras informações com mais detalhes clicando a seguir para acessar o site do Projeto Turismo Inclusivo
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