O projeto PRAIA PARA TODOS, organizado pelo Instituto Novo Ser, já retomou as atividades no dia 19/12 e vai até 30 de Abril de 2016, nas praias da Barra da Tijuca (Posto 3) e de Copacabana (entre os Postos 5 e 6), das 9h às 14h.
A intenção do Instituto Novo Ser (INS) é consolidar e expandir a ação para que a acessibilidade se torne uma realidade em todas as praias cariocas. O objetivo é aumentar a integração da pessoa deficiente com a natureza e com o esporte, promover mais sociabilidade e, despertar a atenção dos governantes para a falta de acessibilidade da cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016.
Na oitava temporada, os participantes irão contar com as atividades tradicionais de esporte adaptado e lazer, além de vários eventos como: Bloquinho com Desfile de Fantasias, Luau Praia Para Todos, III Desafio de Vôlei Sentado e o Campeonato de Surf Adaptado.
Todas as atividades oferecidas no Praia Para Todos são gratuitas e ministradas por profissionais capacitados das áreas de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, além de estagiários e voluntários do Instituto. Ao todo, serão 25 pessoas envolvidas por dia para realização do Projeto.
Foram registrados 330 novos cadastros de usuários na última edição do projeto. O Praia Para Todos, até o momento, já contemplou em torno de 3.500 atendimentos diretos e 15.000 indiretos.
Atividades e Serviços:
-Banho de mar com as cadeiras anfíbias;
-Frescobol adaptado jogos recreativos e piscininha infantil;
-Escolinha de Vôlei Sentado aos sábados na Barra da Tijuca;
-Escolinha de Surf adaptado aos domingos na Barra da Tijuca;
-Handbike Stand up paddle adaptado em Copacabana;
-Esteira para passagem de cadeiras de rodas;
-Vagas de estacionamento reservadas, banheiros adaptados e sinalização sonora;
-Rampas de madeira e concreto para acesso à areia.
O programa é apresentado pela empresa Michelin, conta com o patrocínio de Furnas e apoio da Fetranspor e Riorcard. Também conta com a parceria do 2º. e 3º. GMar, 213 Sports, Adventure SUP-Rio, Escolinha Jerônimo Telles, Rico Surf, Orla Rio e Prefeitura do Rio de Janeiro.
Fonte: Revista Incluir