Projeto Museus e Acessibilidade pelo Instituto dos Museus e Conservação
O Instituto dos Museus e Conservação (IMC) lança o projeto Museus e Acessibilidade. Surgido em 2003, Ano Europeu da Pessoa com Deficiência, tem o objetivo de promover a acessibilidade nos museus tutelados. O projeto assentou um protocolo com associações representativas de pessoas com deficiência motora, visual, auditiva e mental: FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social), pela deficiência mental; ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), pela deficiência visual; IJRP (Instituto Jacob Rodrigues Pereira), pela deficiência auditiva; APPC-NRS (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral – Núcleo Regional do Sul), pela deficiência motora; ANACED (Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência).
O projeto, que consiste em uma parceria com vários órgãos portugueses, se concentra na montagem de exposições acessíveis e a formação de profissionais de museus. Na área da edição, publicou em 2004 o livro Temas Museologia Museus e Acessibilidade, segundo volume da Coleção Temas de Museologia. O livro serve como um manual de boas práticas que auxilia profissionais na área de museus, arquitetos e designers a conceber exposições acessíveis.
Fonte: IMC
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários