De 8 de abril a 1° de maio, o Projeto Experimentando Diferenças, que oferece uma vivência única com a proposta de sensibilizar o público para as conquistas e o valor do atleta brasileiro de esportes adaptados, chega ao Museu do Futebol, em São Paulo.

Durante o período, os visitantes poderão jogar futebol com os olhos vendados, basquete e corrida em cadeira de rodas, games com simulação virtual de ciclismo a partir de uma bicicleta adaptada (handbike). Tudo isso em uma arena poliesportiva de 130 m² montada dentro do Museu.  Os participantes terão a oportunidade de vivenciar as modalidades esportivas como nos Jogos Paralímpicos, que este ano ocorrem no Brasil, experimentando os equipamentos e sensações de uma pessoa com deficiência que pratica esportes.

A interação proposta utiliza equipamentos semelhantes aos usados por atletas profissionais nas competições internacionais. Além dos monitores, que circularão pela arena instruindo e apoiando os visitantes na vivência, a iniciativa contará com a participação de paratletas profissionais em eventos especiais. Vale lembrar que aos sábados a entrada é gratuita para todos os públicos.

O público poderá conferir também histórias, regras e curiosidades das cinco modalidades apresentadas (basquete adaptado, futebol de 5, boxa adaptada, corrida de cadeira de rodas e ciclismo adaptado), em painéis digitais especialmente elaborados pelo Museu do Futebol.

O projeto já percorreu 16 cidades e recebeu mais de 150 mil participantes, com objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiências, divulgar a importância dos esportes adaptados e seus atletas, além de conquistar uma torcida forte e calorosa para os jogos do Rio. É a primeira vez que o projeto será realizado em um museu, o que enriquece ainda mais a experiência: além de brincar e jogar na arena do evento, o visitante poderá conhecer a trajetória do esporte mais popular do país, o futebol, percorrendo a exposição principal do Museu.

O PROJETO EXPERIMENTANDO DIFERENÇAS
O projeto Experimentando Diferenças acaba de ser escolhido, entre 350 inscritos do Brasil, vencedor do Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local, cujo objetivo é reconhecer e valorizar experiências bem-sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas por todo o país. Iniciada em 1999, a premiação é inspirada no programa da Organização das Nações Unidas (ONU): “As Melhores Práticas e Lideranças Locais” (Best Practices and Local Leadership Programme). A iniciativa tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio exclusivo da Caixa Loterias.

PARCERIA ENTRE O MUSEU E O COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO
O evento é uma oportunidade única de aproximar o visitante do Museu do Futebol ao universo dos esportes paralímpicos, que terão visibilidade mundial entre os dias 7 a 18 de setembro durante as Paralimpíadas no Rio de Janeiro. Ao longo do ano, o Museu do Futebol promoverá mais ações sobre o tema, a partir da nova parceria firmada entre a instituição e o Comitê Paralímpico Brasileiro. Além de divulgar as modalidades paralímpicas, ainda pouco conhecidas no país, a parceria visa colaborar para a memória dos esportes adaptados. Os Jogos Paralímpicos ocorrem desde 1960 e será a primeira edição na América do Sul.

PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE DO MUSEU DO FUTEBOL
O Museu é pioneiro em acessibilidade no país. Projetado para ser 100% acessível, nos últimos seis anos, ampliou seus recursos de acessibilidade comunicacional a partir do premiado projeto “Deficiente Residente”. Nesse projeto, pessoas com deficiências variadas (cegueira, surdez, paralisia cerebral, autismo, por exemplo) trabalharam na instituição e ajudaram a desenvolver recursos pedagógicos e a quebrar barreiras atitudinais da equipe de atendimento ao público. O público poderá conhecer, quando visitar o Museu e participar do Experimentando Diferenças, os jogos e materiais acessíveis desenvolvidos pelo Museu do Futebol.

APOIO DA CAIXA AO PARADESPORTO
A Caixa é responsável pelo repasse aos Comitês Olímpico e Paraolímpico Brasileiros de 2% da arrecadação bruta de todas as apostas efetivadas nas Loterias Federais, conforme determina a Lei Agnelo Piva. Os recursos oriundos de Loterias Caixa representam hoje a permanente garantia de realização do programa de fomento ao esporte paraolímpico, colocado em execução pelo CPB. Uma espécie de coluna vertebral da estrutura que o Comitê põe a serviço da consolidação do esporte paraolímpico no Brasil. Principal agente financeiro das políticas públicas de desenvolvimento social, a Caixa, ao investir no paradesporto brasileiro, mais do que propiciar aos atletas de alta performance condições essenciais de treinamento em competições e torneios nacionais e internacionais, valoriza a inclusão social, a educação e a descoberta de novos talentos.

Visitas educativas para grupos: durante todo o período do evento, o Núcleo Educativo do Museu do Futebol organizará visitas para grupos escolares, de instituições sociais, turistas e outros interessados. Podem ser grupos de pessoas com deficiência ou não.

SERVIÇO:
Experimentando Diferenças
Quando: de 8 de abril a 1 de maio de 2016.
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Bilheteria até às 16h).
Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até às 17h)
*Conferir o horário de funcionamento do museu em dias de jogos no Estádio do Pacaembu
Onde: Museu do Futebol – Sala Osmar Santos
Praça Charles Miller, s/n – Estádio do Pacaembu, Pacaembu, São Paulo
Quanto: Ingressos: R$ 9,00 | Meia-entrada: R$ 4,50 para estudantes, idosos, aposentados com identificação.
Aceita cartão.
Entrada gratuita aos sábados para todos os públicos.
*Gratuidade: Crianças até 7 anos, Professores da Rede Pública de ensino, pessoas com deficiência e categorias profissionais que fazem parte do projeto “Pode entrar que a casa é sua” (necessária apresentação de documentos)
Informações: (11) 3664-3848
*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul. Cada folha vale por três horas, e pode ser adquirida a preço oficial na bilheteria do Museu.

Fonte: abc do abc

" });