Projeto de acessibilidade tem início em Fernando de Noronha

por | 5 fev, 2013 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Um passeio na praia e um banho de mar. Para muitos, momentos de lazer comuns, para outros, mais especificamente para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, situações difíceis de acontecer. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo de Pernambuco – Setur, através da Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur,  criou o projeto Praia Sem Barreiras, que tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido.

Fernando de Noronha vai ser o primeiro destino turístico a receber o Praia Sem Barreiras. O projeto vai ser lançado no dia 31 de janeiro, às 10h, na Praia do Sueste, localizada no arquipélago. Uma esteira de acesso ao mar de 30 metros e quatro cadeiras de rodas anfíbias vão poder ser encontradas na praia, onde também fica o Posto de Informação e Controle, recém inaugurado pela Eco Noronha.

Praia sem barreiras de Fernando de Noronha (2)

Esteiras por cima da areia facilitam a locomoção de forma independente por pessoas com deficiência

Para facilitar o banho de mar, os visitantes vão ser acompanhados por oito profissionais da Eco Noronha qualificados para o banho assistido, que vai acontecer todos os dias, das 8 às 18h. Pensando em melhor atender aos turistas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Setur vai promover cursos de capacitação para funcionários do Aeroporto de Noronha e funcionários da Eco Noronha.

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, esta é uma iniciativa de grande importância para o turismo do Estado. “Temos a acessibilidade como um dos grandes focos do Sistema Tur em Pernambuco. Estamos muito felizes e sabemos da importância de proporcionar a estas pessoas momentos de lazer, além de também estarmos trabalhando a inclusão social”, afirma. Além de Fernando de Noronha, outras praias do litoral pernambucano vão receber o projeto Praia Sem Barreiras. O projeto tem o apoio da Administração de Fernando Noronha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Instituto Oceanário e da Concessionária Eco Noronha.

Trilhas – Ao visitar o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, o visitante com deficiência física ou dificuldade de locomoção tem acesso facilitado ao Mirante dos Golfinhos, por meio da trilha suspensa, totalmente acessível e construída com madeira biossintética. Além do Mirante dos Golfinhos, o cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoção pode também visitar o Mirante do Sancho, onde pode observar a Praia do Sancho, que foi eleita novamente pela Revista Viagem e Turismo como a praia mais bonita do Brasil, bem como pode ir até o Mirante Dois Irmãos, o principal cartão postal da ilha. Ambas as trilhas possuem acessibilidade assistida e foram construídas pela Eco Noronha.

Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });