O artigo a seguir foi publicado pelo Instituto Pró Cidadania em seu Jornal IPC em Ação, Edição 08, Ano 2 de novembro de 2012 a janeiro de 2013. Na seção “Quem faz história”, que destaca personalidades diferenciadas na área da inclusão no trabalho.
Ricardo Shimosakai é exemplo de que vontade e determinação superam, e literalmente, os obstáculos. Vítima de um tiro durante um assalto em 2001, o que o tornou paraplégico, Ricardo decidiu abrir seu próprio negócio usando sua experiência pessoal em viagens com acessibilidade para cadeirantes.
Foi daí que surgiu, em 2004, a Turismo Adaptado – uma agência especializada em montar e organizar roteiros nacionais e internacionais voltados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, à vontade do cliente.
Com muitas fotos e lembranças do mundo todo na bagagem, Ricardo aponta: “Bonito e Foz do Iguaçu, no Brasil, e Espanha e Estados Unidos, no exterior, são locais com boa infraestrutura para atender à pessoa com deficiência, mas é preciso fazer um planejamento direcionado para identificar melhor essas facilidades”.
Para ler a publicação original, acesse IPC em Ação – Edição 08
Esta publicação é produzida pelo Instituto Pró-Cidadania e dirigida a seus clientes e parceiros. Periodicidade: bimestral. Projeto editorial e redação: Caractere Comunicação – Fabiana Colturato Aidar. Projeto e design de conteúdo: Aqualithy78. Fotos: arquivo IPC. Envie seus comentários ou sugestões para [email protected]. Conheça mais sobre o IPC pelo www.institutoprocidadania.org.br
Ricardo Shimosakai Sou cadeirante e moro em Recife e tenho intenção de fazer varias viagens de turismo, para os Estados Unidos e Europa. Como sei que as dificuldades são grandes para cadeirante e voce tem esta Empresa que trata basicamente de turismo adaptado, gostaria de saber como posso ataves de sua empresa programar estas viagens com roteiros que sejam possiveis. Nos roteiros que voces sugerem para deficiente é necessita de que a cadeirante tenha um acompanhante ou a infra estrutura é adequada e pode ser dispensado estes serviços.Estes roteiros são sempre com transporte aereo ou pode ser por cruzeiros. Existe atualmente transatlanticos com boa condiçõs para deficientes?Aguardo contato,Atenciosamente, Onilda Peixoto Date: Wed, 13 Feb 2013 14:00:52 +0000 To: [email protected]
Olá Onilda,
Faça sua solicitação através do email [email protected]. Todas as viagens são preparadas de acordo com suas necessidades e seus desejos. Obrigado.