Pessoas com deficiência vivenciam direito ao lazer
Em Pernambuco, passeio no zoológico, concerto de música clássica e participação em grupos de discussão são atividades que integram a programação 10ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que aconteceu entre os dias 20 a 28 de agosto. A promoção é da Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência – Sead – em parceria com instituições públicas e privadas. O evento objetiva sensibilizar a sociedade para o reconhecimento dos direitos sociais desses cidadãos, tendo como pressuposto que o lazer é um direito de todos.
No dia 20, a partir das 8h, cerca de cem pessoas com deficiência visitarão o Parque Dois Irmãos. Uma parte delas terá a primeira oportunidade de ver um animal selvagem ou mesmo tocar uma ave típica da fauna brasileira. Na ocasião, os visitantes também participam de um piquenique. Para aproveitar ao máximo o passeio, eles contarão com serviços de interpretação de Libras para pessoas com deficiência auditiva e Audiodescrição para pessoas com deficiência visual, além de transporte de ida e volta.
No mesmo horário, em outro ponto da cidade, um grupo se ocupa em debater o tema em questão no Seminário Qualidade de Vida: Lazer Para Todos. Na oportunidade, haverá um painel sobre “Iniciativas Governamentais de Cultura e Lazer” e uma palestra acerca da “Acessibilidade Arquitetônica e Lazer”. Os assuntos serão apresentados por gestores públicos e especialistas da área, entre eles, o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, Roldão Joaquim, e o arquiteto especialista em acessibilidade, Marcelo Pedrosa.
O mesmo evento foi replicado nos municípios de Caruaru e Petrolina, nos dia 24 e 26 de agosto, respectivamente. À noite, dezenas de pessoas com deficiência apreciarão um concerto de música clássica no Festival Chopin-Schumann 200 Anos. O evento será realizado no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, a partir das 19h.
Para o superintendente da Sead, João Rocha, o lazer configura-se como um direito humano básico, como educação, saúde e trabalho. Ele destaca também seu papel como meio para o desenvolvimento pessoal, social e econômico, tendo um impacto significativo na qualidade de vida dessa população. “Vivenciar o lazer promove o bem-estar geral oferecendo uma variedade de oportunidades que possibilitam aos indivíduos escolherem atividades e experiências que se adequem às suas próprias necessidades, interesses e preferências”, afirmou.
Há mais de 40 anos, a Semana da Pessoa com Deficiência vem sendo utilizada pelos diversos segmentos como um momento oportuno para debater com a sociedade a questão da inclusão social. Segundo seus organizadores, a agenda vem tendo um papel de destaque para a construção de um mundo inclusivo onde não existam barreiras arquitetônicas, sistêmicas e relacionadas a atitudes que segreguem os cidadãos em função de sua deficiência.
Apoio – Para a realização da 10ª SEPCD, a Sead conta com o apoio do Parque Dois Irmãos, Programa Academia das Cidades, Consórcio Grande Recife de Transporte, Companhia Editora de Pernambuco, Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco, Gerência Estadual de Educação Especial, Coordenadoria Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência, Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Instituto dos Cegos de Pernambuco, Faculdade Maurício de Nassau, Vitarella, Indústria de Alimentos Bom Gosto Ltda, Primo Schincariol Indústria de Cerveja e Refrigerantes do Nordeste e Grupo Metropolitana Transportes.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários