Funcionários da Infraero estão recebendo capacitação especial para atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que passarão pelos aeroportos da rede durante a Copa do Mundo. Técnicas como desobstrução de obstáculos, cumprimento e respeito às normas e leis, além de trato adequado a cada deficiência são ensinadas aos empregados que demonstram aptidão. A previsão é que até o Mundial 675 pessoas sejam capacitadas.
Os alunos passam por experiências sensoriais e de mobilidade, fazendo o uso de vendas, cadeiras de rodas, muletas e bengalas. “O objetivo é que os funcionários vivenciem o dia-a-dia de uma pessoa com deficiência, visitando as instalações dos aeroportos”, explica Rosângela Lopes, umas das precursoras do curso na Infraero.
A capacitação tem o foco na aviação civil e contempla também o respeito e a diversidade, conforme a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU). Além de disseminar as técnicas, a Infraero identifica e seleciona os funcionários com aptidões didáticas e com interesse para atuarem nos aeroportos, atendendo pessoas com deficiência. Os candidatos, por sua vez, tornam-se multiplicadores e instrutores da prática. O projeto atual teve início em 2013 e conta com 16 instrutores formados.
Segundo a coordenadora de Desenvolvimento de Equipes Operacionais, Rassibe Cura, o conteúdo é voltado para um atendimento diferenciado de excelência e nasceu com o objetivo de sensibilizar os funcionários que lidam com este público, com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade do nível de acessibilidade. “Os participantes são conscientizados, para que entendam a importância que a empresa dá ao tema. Depois aprendem como aplicar as técnicas de atendimento prioritário no interior da infraestrutura do aeroporto”, explica.
O projeto visa a atender, prioritariamente, aos aeroportos localizados nas cidades que sediarão grandes eventos como os Jogos Olímpicos, Paraolimpíadas, além da Copa do Mundo. Os terminais de Salvador, Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), São Paulo (Congonhas), e Belo Horizonte (Confins e Pampulha) receberão os cursos.
Preferencial – Até a Copa, 28 cursos de atendimento à pessoa com deficiência serão realizados. Desde 2007, 16.762 pessoas já foram capacitadas e 3.600 receberam treinamento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Infraero é pioneira neste tipo de capacitação na área de aviação civil.
Além disso, a empresa desenvolve uma série de outras ações voltadas para o bom atendimento e conforto das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Instituições voltadas para pessoas com deficiência podem divulgar suas atividades nos aeroportos, com a realização de exposições e apresentações artísticas. Outra ação é o apoio às campanhas internas, como a da “Multa Moral”, com o objetivo de conscientizar motoristas para a correta utilização das vagas preferenciais.
Fonte: Mercado&Eventos