Pessoas com deficiência ganham camarote especial no Galo da Madrugada
Pessoas com deficiências físicas poderão assistir ao desfile do Galo da Madrugada em um camarote especial. A estrutura será adaptada com rampa e corrimão para facilitar o acesso dos cadeirantes. Haverá também intérpretes para ajudar cegos e surdos. A iniciativa faz parte do projeto “Folião com Inclusão”.
A estrutura está localizada em frente à Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, bem onde começa o desfile do Galo. Os grafites vão dar um colorido especial com desenhos que simbolizam a inclusão de pessoas com deficiência à sociedade.
No sábado de Zé Pereira, oito integrantes da banda Segnos – formada por deficientes visuais – vão animar o camarote. Além disso, profissionais vão revelar tudo o que se passa no desfile para os que não ouvem e para os que não enxergam.
“Teremos um intérprete de libras, para deficientes auditivos, um intérprete com áudio-descrição visual para quem não enxerga, banheiros adaptados, rampa. Todo um clima de Carnaval, onde todas as pessoas deverão se sentir incluídas”, diz a secretária de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, Laura Gomes.
De acordo com o superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, João Rocha, um ônibus fará o transporte dos deficientes. “Está previsto um ônibus, que sai da Praça do Derby, onde vamos embarcar às 6h40 e, às 7h, nós já devemos estar no camarote para o café da manhã de recepção. A partir daí, a gente já começar a brincar o Galo”, afirma. O camarote terá capacidade para 80 pessoas que foram selecionadas por associações de apoio aos deficientes.
O funcionário público Edmilson José da Silva foi um dos escolhidos e com a ajuda da noiva Isabela não teve dificuldades para subir a rampa de acesso ao camarote em sua cadeira de rodas. Aos 40 anos de idade, será a primeira vez que Edmilson José terá condições de assistir ao desfile do maior bloco de Carnaval do mundo. Espera que o exemplo seja seguido em outros camarotes. “O importante é a iniciativa, pois a gente começa a ver uma mudança de postura. Quando começam a reconhecer a pessoa com deficiência como um cidadão que também brinca o Carnaval”, diz.
Neste ano, o camarote adaptado só está sendo montado no Recife, no desfile do Galo da Madrugada, mas a ideia é levar o projeto para outras cidades. Caruaru, no Agreste, deve receber o camarote adaptado durante as festas de São João.
Clique no link a seguir para ver o vídeo com a reportagem sobre o Camarote Especial do Galo da Madrugada
Fonte: pe 360 graus
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Pena que aqui no Rio de Janeiro, não tem muitas opções para a pessoa com necessidades especiais…Sempre que vejo um evento ou passeata ou qualquer coisa que seje, nunca é aqui no Rio…Se souberem de alguma coisa no Rio por favor me informem… Obrigado grande abraço.
No Rio de Janeiro também tem opões, só acho que precisam estar melhor organizadas, e ter uma divulgação melhor. Cadastre seu email em nosso portal e sempre receberá notícias, inclusive do Rio