
Passeio às cegas – a bicicleta chega aos deficientes visuais no México
O uso da bicicleta continua se expandindo tanto em cidades de países desenvolvidos como nas principais capitais da América Latina, que continuam criando ciclovias e políticas de promoção deste veículo. E à medida que as pessoas redescobrem o prazer de andar de bicicleta, mais querem compartilhá-lo com quem não pode desfrutar deste prazer.
Neste sentido, uma iniciativa da cidade do México demonstra que todos podem apreciar o veículo mais “verde” do mundo. Implementado em janeiro de 2010, o “Passeio às Cegas” convida voluntários a oferecer viagens a pessoas cegas ou com debilidade visual em bicicletas duplas. O objetivo é apoiar a reintegração de pessoas com deficiência visual vivenciando a cidade através da bicicleta. Segundo El Universal, trata-se de uma iniciativa das organizações Bicitekas e Muévete por tu Ciudad em conjunto com a Contacto Braille.
O programa acontece todos os domingos durante o chamado “Passeio dominical”, quando as ruas do Paseo de la Reforma e parte do Centro histórico da cidade são fechadas para pedestres, patinadores e ciclistas. Há sete bicicletas duplas disponíveis em um estande e cerca de 15 deficientes visuais passeiam de “carona” a cada domingo. Essas bicicletas são conhecidas também como tandem, e são operadas por ambas as pessoas.
“É uma ideia que nasceu no Segundo Encontro de Segurança Viária, em 2008, com a participação de várias organizações. O objetivo é fazer com que todos os deficientes visuais também ocupem sua cidade, porque ela é de todos”, destacou Leon Hamui, da Bicitekas. Em outras reportagens, diferentes usuários, descrevem a emoção de subir em uma bicicleta e sentir o vento no rosto, escutar a cidade ao redor e desfrutar da liberdade que só uma “magrela” pode oferecer. “Quando estou pedalando, o rótulo de que sou uma deficiente visual desaparece, e me sinto como qualquer outra pessoa”, diz Arturo Morales, um usuário cego. “Compartilhar esse passeio com uma pessoa cega e escutar os comentários, percebendo a cidade de uma outra maneira é muito gratificante”, comenta Nancy Salcedo, voluntária condutora.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HZruAXKabzQ]
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no transporte aéreo. Atualização das regras.
Acessibilidade no transporte aéreo. Revisão da Resolução nº 280/2013 da ANAC através de consulta e audiência pública.
Inclusão no filme Wicked. Atriz cadeirante chama a atenção.
Inclusão no filme Wicked. Marissa Bode é uma atriz com deficiência na vida real, e sua deficiência não foi um impedimento para a atuação.
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro. Acessibilidade é um dos capítulos desse importante guia orientador para o turismo.
0 comentários