Parque Villa-Lobos em São Paulo – a acessibilidade em parques públicos
Localizado no bairro de Alto dos Pinheiros, na região Oeste da Capital, o Parque Villa-Lobos é uma das boas opções de lazer ao ar livre da cidade. Essa unidade de conservação abrange uma área de 732 mil m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, “playground” e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de “street basketball”, lanchonete e um anfiteatro aberto com 750 lugares.
Recebe a visita de cerca de 500 mil pessoas por mês, e foi um dos primeiros da cidade a ser adequado à acessibilidade de pessoas com deficiência. A grande área plana e os caminhos praticamente nivelados tornam mais fácil o deslocamento de pessoas, além de possuir banheiros acessíveis, mapas e pisos táteis para cegos. Alguns dos brinquedos de madeira nos parquinhos também foram elaborados para garantir a acessibilidade, como uma caixa de areia e uma casinha na montanha, que permitem acesso por pessoas em cadeiras de rodas. O Villa-Lobos também conta com um telefone público para os deficientes auditivos.
O Circuito das Árvores é uma passarela elevada que chega até 3,5 metros de altura e tem uma extensão de 120m, possibilitando a observação da fauna e flora de bosques do Parque. A estrutura é feita de madeira de reflorestamento cedida pela Estação Experimental de Itapetininga, ligada ao Instituto Florestal – IF e projetada para não impactar a vegetação do local. As espécies de árvores e aves serão identificadas ao longo do caminho.
O Parque Villa-Lobos conta também com o Espaço Vida, novo nome do Centro de Educação Ambiental, que foi implantado pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Unibanco, com a finalidade de promover a formação de professores e a conscientização de jovens sobre a necessidade de recuperação e preservação dos recursos naturais. Ouvillas é o nome de um espaço agradável, ao ar livre, e com música à vontade. Essa é a idéia por trás do “Ouvillas”, área do parque onde as pessoas poderão sentar e relaxar em taludes, bancos e espreguiçadeiras ao som das obras de Heitor Villa-Lobos.
O parque possui também brinquedos de parques infantis adaptados à pessoas com deficiência. Uma delas é uma gangorra em forma de partitura, desenvolvida especialmente para usuários de cadeiras de rodas. O design da peça, com formato de notas musicais, é uma homenagem ao compositor erudito Heitor Villa-lobos, que deu nome ao parque. As proteções laterais lembram pautas musicais, com claves de sol e fá, e o apoio central assemelha-se a um metrônomo, instrumento que indica o compasso da música. A peça, de 6 metros de comprimento e 1 de largura, funciona com um sistema de contrapeso que é acionado com as mãos ao girar e soltar a direção, instalada no lado direito, além de rampas de acesso em ambos os lados do brinquedo. “Com este brinquedo, todas as crianças, cadeirantes ou não, podem interagir num mesmo ambiente de brincadeira”, afirma.
Parque Villa-Lobos
Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1.655, Alto de Pinheiros, São Paulo.
Horário: 6h às 18h (todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados)
Telefones: (11) 3023-0316 / 3023-2229
www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários