Parque Nacional Serra da Capivara – acessibilidade para conhecer a arqueologia no Piaui
O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no estado do Piauí, em uma área de 129.140 hectares do sertão semi-árido nordestino, que abrange os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Encontra-se na fronteira de duas grandes formações geológicas, a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco.
É o único parque arqueológico do mundo com clima e formações típicas da Caatinga, além de uma das últimas áreas do sertão que ainda contam com biodiversidade rica e preservada. Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e declarado pela ONU “unidade de conservação com melhor infraestrutura da América Latina”, o Parque contém mais de mil sítios arqueológicos, muitos dos quais ainda pouco estudados.
Cerca de 600 deles contêm pinturas e grafismos rupestres, onde podem ser encontrados, aproximadamente, 25 mil registros que revelam aspectos do dia-a-dia do homem americano – como rituais, guerras e cenas domésticas – há 100.000 anos. Com as pesquisas e descobertas realizadas até o momento, segundo os responsáveis pelo Parque, foi possível revisar e atualizar teorias que apontavam a chegada do homem às Américas há apenas 12 mil anos.
O acervo do Parque é formado, também, por sítios ao ar livre, antigas aldeias ou acampamentos de povos que viviam da caça e da coleta de ovos, frutas, mel, raízes e tubérculos; assim como sítios funerários ou arqueo-paleontológicos. Do total de sítios, 172 sítios podem ser visitados pelo público em geral, sendo 16 acessíveis a pessoas com deficiência física.
A Associação Sãoraimundense de Deficientes Físicos – ASADEF já realizou uma excursão ao Parque Nacional Serra da Capivara. Os cadeirantes ficaram maravilhados com a acessibilidade aos principais sítios, pois os mais importantes deles possuem rampas de madeira ou cimento. “Enquanto muitas cidades, como a nossa, ainda hoje se esquecem da pessoa com deficiência física, a direção do Parque Nacional Serra da Capivara, há alguns anos já teve essa louvável preocupação”, acrescentou Salvador de Castro, presidente da ASADEF.
A excursão teve a participação de 19 pessoas, sendo 11 sócios (8 com deficiência física), e 8 acompanhantes. Eles visitaram o Sítio do Meio, Boqueirão da Pedra Furada, Pedra Furada, Mangueiras e Cerâmica Barreirinho – local de confecção e venda de cerâmicas.
Foi um momento inesquecível, pois algumas das pessoas com deficiência raramente têm o oportunidade de sair de casa e sua maioria jamais tinha tido a oportunidade de conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara e todos ficaram encantados com as belezas do local.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=O0PVsYI3Cso]
Fonte: saoraimundo.com
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
5 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
adorei conhecer o parque de vcs adorei
Olá Cibelle,
você já foi visitar o parque ou gostou de conhecer pela matéria que foi publicada? Caso queira ir, fale conosco que a gente vai dar todas as condições além do passeio para que a viagem traga somente ótimas lembranças