Olhar com Outro Olhar. A mais nova exposição acessível do Museu do Futebol.
O Museu do Futebol apresenta uma exposição que vai aproximar as diferenças. Mostra que cegos, surdos ou cadeirantes tem um mundo próprio de percepções e sensibilidades. Revela a nós – que vemos, ouvimos ou caminhamos em nossas próprias pernas – o quanto vale a pena conhecer o universo daqueles que, apesar ou sobretudo por suas deficiências, são capazes de superar obstáculos e construir um mundo de conhecimento e possibilidades.
Uma fotografia de um jogo de futebol é apresentada por meio de cinco recursos sensoriais – braile, relevo, alto-contraste, maquete tátil e áudio descrição. O visitante utiliza mãos e ouvidos para entender o conteúdo e o significado da imagem. No chão, um piso tátil conduz os passos dos visitantes e um audioguia também sinaliza o trajeto. “A exposição propõe aproximar as diferenças. Vai mostrar que cegos, surdos ou pessoas com mobilidade reduzida têm um mundo próprio de percepções e sensibilidades. Vale a pena alargar nossos próprios sentidos e experiências de mundo”, conta Leonel Kaz, curador da exposição.
Em “Olhar com Outro Olhar”, você também vai conhecer mais sobre o futebol de 5, esporte praticado pelas pessoas com deficiência visual e em que o Brasil também coleciona títulos! Duas dessas conquistas – a Paraolímpiada de Atenas (2004) e Pequim (2008) – estarão representadas por duas medalhas de ouro cedidas pelo craque da modalidade, Mizael Conrado, especialmente para a exposição. Convidamos você, visitante, a olhar com as suas mãos e ouvidos. A percorrer a exposição experimentando as suas percepções táteis e auditivas. A mergulhar em ricas e variadas formas de perceber o mundo.
O Museu do Futebol é um museu da história do Brasil. Uma história que tornou o futebol uma das mais reconhecidas manifestações culturais do país. O povo brasileiro se apropriou do futebol, apaixonadamente. No Museu, vamos entender como o futebol, um esporte inglês, branco e de elite aos poucos ganhou novos traços: tornou-se brasileiro, popular, mestiço e parte importante da nossa cultura. Está instalado em uma área de 6.900m² no avesso das arquibancadas de um dos mais bonitos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – mais conhecido como Estádio do Pacaembu, localizado em frente à Praça Charles Miller, em São Paulo.
A iniciativa é do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo – com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Integramos a rede estadual de museus de São Paulo. Visitar o Museu do Futebol é percorrer a história brasileira no século XX e perceber como nossos usos, costumes e comportamentos são inseparáveis da trajetória desse esporte. O futebol ajudou a formar a identidade brasileira, assim como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol. Os craques que o Brasil foi capaz de criar representam tanto a nossa cultura quanto os ícones das artes plásticas, da literatura, do teatro, da música. O Museu do Futebol veio para consagrar, definitivamente, o futebol como cultura viva, inventiva e emocionante. O futebol é nosso patrimônio e precisa ser preservado, cultivado e exaltado, em suas complexidades e virtudes.
MUSEU DO FUTEBOL
Endereço: Praça Charles Miller, S/N – Estádio do Pacaembu – São Paulo – SP – Brasil
Telefone: (55) 11 3664-3848
Horário de funcionamento: Aberto de terça a domingo, com entrada das 09h às 17h e permanência no museu até as 18h. Não abre às segundas-feiras.
Sujeito a alterações em dias de jogos vespertinos no Estádio do Pacaembu. Consulte sempre a agenda do Museu do Futebol antes de programar a visita.
Ingresso: R$ 6,00
Estudantes com carteirinha, aposentados e maiores de 60 anos: R$ 3,00 – mediante comprovação.
Público não pagante: crianças até 7 anos, professores da rede pública com a apresentação de holerite e RG e estudantes de escolas públicas municipais e estaduais mediante ofício em papel timbrado e pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida para 1 acompanhante).
Visitação gratuita às quintas-feiras, mediante a retirada de ingresso na bilheteria.
Fonte: Museu do Futebol
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários