O projeto criado por Daniella Romano leva deficientes visuais ao mundo do vinho

por | 3 maio, 2012 | Turismo Adaptado | 6 Comentários

O grupo Ver o Vinho é um projeto criado e desenvolvido pela sommèliere internacional Daniella Romano com o intuito de levar aos deficientes visuais conhecimento sobre os vinhos e seus aromas. É um trabalho social voluntário, para treinamento e formação desses deficientes, habilitando-os a participar de degustações de vinhos. Extremamente didático, o curso é voltado para o aprendizado e desenvolvimento da memória olfativa e a análise sensorial para degustações de vinhos.

As aulas são ministradas pela própria Daniella Romano que também coordena o projeto. Para compor a turma, que atualmente tem 12 alunos, ela contou com a indicação de uma associação.

Percebendo as dificuldades dos alunos em manipular os materiais já existentes, Daniella desenvolveu itens especiais que podem ser utilizados pelos deficientes com segurança e muita facilidade, como a caixa de aromas do vinho que foi produzida com nano partículas micro encapsuladas que é facilmente utilizada por eles sem ajuda externa, ou as taças com marcações que facilitam identificar a ordem dos vinhos e ainda o baralho dos aromas do vinho com informações em braile. Todo este material é inédito e foi concebido ao longo do curso após uma observação atenta das necessidades que eles apresentavam.

Daniella já está buscando novos desafios para o grupo e começa a incentivá-los para partir para o próximo nível que visa formar degustadores capazes de avaliar os vinhos profissionalmente para as empresas produtoras e ou importadoras.

Mas seu objetivo continua sendo passar esse conhecimento know how a mais pessoas, para isso está buscando parcerias e alianças.

É impossível treinar o olfato com substâncias aromáticas que não correspondam exatamente ao seu mais puro aroma natural; razão pela qual as essências são submetidas a rigoroso controle de qualidade, desde a origem até o envase, e reproduzem fielmente os aromas da natureza. Os aromas utilizados por Daniella Romano são selecionados e testados por um ano antes de serem incluídos em suas caixas e o material desenvolvido para o Grupo Ver o Vinho foi feito de acordo com a necessidade deste grupo tão especial.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Z7Z22tW5Xsw&feature=related]

Fonte: UOL Mais

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

6 Comentários

  1. Vanessa Cimino

    QUE MARAVILHA, EXCELENTE EXEMPLO, PARABÉNS
    VANESSA CIMINO

    • Ricardo Shimosakai

      Em breve estaremos colocando essa proposta como um produto turístico. Uma grande metodologia que inclui pessoas com deficiência visual, mas que atrai pessoas em qualquer condição

  2. Guillermo antonio

    Estoy interesado en el Turismo Adaptado, soy de la Ciudad de México, D.F. y deseo que me digan cual seri la mecanica de trnasportación desde mi país al tour que ustedes hacen.
    si me puede mandar costos y como se paga a nuestro peso o al suyo ??
    La discpacidad que manejan para esta apta para que tipo de discapacidad ? o solamente discapacida motriz y que usen sillas de ruedas ?
    Me despido con un fuerte abrazo y con el gran deseo de coordina tanto salidas como costos.

    Gracias

    Saludos de su amigo y servidor

    Guillermo Antonio Hdez. Flores.
    Pdte. de la Fundación Emprendedores Con Discapacidad.México.

    • Ricardo Shimosakai

      Hola Guilhermo,
      Somos un turismo para personas con discapacidad, cualquiera que sea la necesidad. Los costos y la disponibilidad, se basan en la información del cliente en particular, como la época del año, el número de personas, destino, entre otras cosas. Para ello, envíe una solicitud a la [email protected] correo electrónico, y así podemos dar una más elaborada

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });