O Óleo de Lorenzo é uma história verídica de uma família que vive normalmente, até que seu filho Lorenzo Ordone com idade entre cinco e oito anos, começa a apresentar comportamento agressivo na escola. Seus pais ao receberem queixas dos professores, intrigados com o fato que nunca acontecera antes, levam-no ao médico e recebem o diagnóstico de uma rara doença incurável, a Adrenoleucodistrofia (ADL). Não conformados eles iniciam uma intensa batalha cientifica de persistência, dedicação, fé e amor.
Lorenzo então, começa a desenvolver os sintomas da doença que o deixa surdo, mudo, cego, paralítico, incapaz de engolir e com a morte certa dentro de dois anos. A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa que atinge principalmente as células do cérebro, destruindo a bainha de mielina. Esta por sua vez protege alguns neurônios responsáveis por transmitir estímulos nervosos.
Seus pais inconformados resolvem pesquisar para tentar entender como seu filho único estava morrendo aos poucos. Começa uma verdadeira guerra ao perceber que os médicos e pesquisadores não reconhecem os dados encontrados pelos pais por não terem a devida formação acadêmica. Eles passaram dias e noites pesquisando e perceberam que mesmo obedecendo à dieta dos médicos, Lorenzo piorava a cada dia. Diante disso eles continuam cada vez mais persistentes e descobrem um óleo que misturava dois ácidos graxos insaturados, oléico e erúcico.
Lorenzo Odone em sua cadeira de rodas adaptada, seu pai Augusto Odone (ambos falecidos) e o cuidador.
Os pesquisadores por sua vez não aceitaram, porque afirmavam que era tóxico para humanos. Os Senhores Ordone tiveram dificuldades de achar alguém que quisesse produzir o seu óleo, mas conseguiram e o usaram em Lorenzo o qual apresentou diminuição dos efeitos. Lorenzo não ficou curado, mas também não houve progresso da mesma.
Os pais de Lorenzo fundaram o “Projeto Mielina” uma fundação que tenta concentrar esforços nas pesquisas sobre as doenças relacionadas. Houve também outras crianças que usaram e usam até hoje o óleo de Lorenzo, não havendo progressão da doença, nem chegando a apresentar todos os sintomas, permanecendo normais até hoje. O esforço, fé, dedicação, amor e coragem não foram em vão, pois milhares de crianças são beneficiadas até hoje. O Senhor e Senhora Ordone foram homenageados por sua contribuição á ciência.
Percebemos que esta obra nos traz um relato dos conhecimentos teológico, filosófico, popular e cientifico. Uma família com base religiosa, que tem fé em Deus traduzida pela esperança. A filosofia de vida traduzida pela perseverança. Que independente da dedução humana se embasa na pesquisa cientifica para buscar a direção para o seu terrível problema.
História verídica, que traz a sociedade um conflito entre a vontade de fazer viver alguém amado e a dura realidade da ciência, com seus objetivos que muitas vezes não se estendem a preservação da vida humana. Existem pessoas que se filiam a ela para ter lucros próprios em nome do bem.
Um drama emocionante por ser baseado em fatos reais, nos leva a uma profunda reflexão de valores pessoais, prioridades, do valor humano. Vale a pena conhecer essa história, pois é uma lição de vida, respeito a ela, ao ser humano e superação de limites em busca do desconhecido. Devemos sempre priorizar as pessoas, porque coisas são coisas, e pessoas são vidas.
[vimeo http://vimeo.com/35827828]
Fonte: Vimeo
Estamos com um caso semelhante a esse aqui em Salinas cidade de Minas Gerais.Mas infelismente o médico não passou esse óleo de Loreanzo e a criança está cada vez pior.Seagundo o médico de BH a doença já estava bastante avançada e ã criança não suportaria esse óleo.
Eu gostaria de saber melhor sobre isso , ou por ser muito pobre a família e o médico não se interessou por ela.
A criança tem 10 anos vai fazer 11 anos esse mês.Não fala,não enxerga , mas pelo jeito está ouvindo bem, tem hipotonia e haaipertonia, tônus muscular depende o dia, fica no leito ou no colo da mãe.Precisamos de uma cadeira adaptada para ele, não consegue equilibrar o pescoço , nem o tronco sem ajuda.
Por favor nos ajude…Estamos tentando enviar para o SARA para ver se algum profissional se interesse pelo seu caso.
Todo cuidado de saúde deve ser acompanhado por um profissional capacitado. Médicos convencionais às vezes não compreendem direito como lidar problemas de saúde relacionados à deficiência, por isso também é bom procurar locais especializados. Se está tentando o Sara, está no caminho.