Novo guia turístico para descobrir Alentejo e Estremadura espanhola sem barreiras
A versão renovada e atualizada do «Guia de Turismo Acessível», com 163 sítios para turistas com deficiência, sobretudo motora, poderem “descobrir”, sem barreiras, o Alentejo e a Estremadura espanhola, foi lançada ontem, terça-feira.
O guia é um dos quatro produtos criados no âmbito do projeto luso-espanhol «Rotas Sem Barreiras», para “estimular e promover” o turismo acessível naquelas regiões, e que foram ontem lançados Centro de Convívio da vila alentejana de Ourique.
O «renovado» guia sugere 163 sítios turísticos acessíveis, de forma total ou condicionada, a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como cegos, surdos, deficientes motores e idosos, explicou à agência Lusa a coordenadora do projeto, Manuela Fialho.
Entre os sítios sugeridos, mais 18 do que a primeira versão do guia lançada em 2008 e que estão situados em 13 municípios alentejanos e 19 localidades das comarcas espanholas de Olivença e de Tentúdia, encontra-se património histórico, religioso e natural, museus, alojamentos, restaurantes e bares, sítios de venda de produtos locais e equipamentos de atividades de lazer.
O guia está disponível em três línguas (português, espanhol ou inglês) e nos formatos papel e digital, sendo que este é fornecido num dispositivo de memória portátil conhecido por «pen drive», explicou Manuela Fialho, referindo que também há uma versão digital adaptada a pessoas cegas.
Além do guia, o projeto apresentou também hoje o sítio de Internet «Rotas Sem Barreiras», que compila e disponibiliza, de “forma acessível” a pessoas com deficiência, as informações sobre a oferta de turismo acessível constante no guia, disse Manuela Fialho.
Na Internet, os sítios turísticos acessíveis podem ser procurados por georreferenciação e algumas informações já estão disponíveis em língua gestual e formato áudio, explicou Manuela Fialho.
O espetáculo «Muito ajuda o que não atrapalha», uma comédia da Companhia de Teatro Baal17, de Serpa, criada para o projeto e que estreou em 2012, para promover o turismo como “um bem social e que deve estar ao alcance de todos os cidadãos, inclusive dos portadores de deficiência”, foi outro dos produtos apresentados hoje.
O «Rotas Sem Barreiras» envolve duas associações de desenvolvimento local alentejanas (Terras Dentro e Esdime) e duas espanholas, das comarcas de Olivença (Aderco) e de Tentudía (Cedeco), na província de Badajoz.
Conheça o site do projeto Rota Sem Barreiras. Um turismo para todos.
Fonte: diarionline
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários