Museu realiza atividades especiais para público aprender sobre o café
O Museu do Café promove a 6ª Primavera dos Museus, em Santos, no litoral de São Paulo. O evento é realizado para discutir a função social dos equipamentos museológicos.
A iniciativa mobiliza mais de 800 museus de todo o país. Na Baixada Santista, os participantes da programação conhecerão um pouco mais sobre a história de Santos e do funcionamento do Edifício da Bolsa Oficial de Café.
A programação conta com jogos educativos para todas as idades, por meio de atividades lúdicas e interativas. Alguns moradores de rua participarão de um curso para aprender a manusear uma máquina de café espresso e conhecer as variedades e espécies de café, colheita, tipos de secagem, características principais da bebida.
O público terá a oportunidade de agendar visitas guiadas que exploram outros sentidos, como o tato e o paladar. Os visitantes irão usar vendas nos olhos e serão orientados pelos educadores a conhecer o Museu e o Edifício. “A gente vai proporcionar uma coisa diferente. Além do olhar a gente vai tentar fazer com o que as pessoas sintam o museu, com o nosso carro chefe que é o café”, diz a Eliane Fernandes educadora do Museu. As pessoas poderão tocar no prédio e nos objetos selecionados do acervo e degustar vários tipos de café, percebendo a peculiaridade de cada região produtora. Segundo Marcela Rezek, coordenadora técnica do Museu do Café, através do tato e da visualização os participantes irão diferenciar qual o café bom. “As crianças vão aprender como era a negociação do café na época da Bolsa Oficial e aprender a montar uma pequena exposição”, explica.
As inscrições, para todas as atividades, devem ser feitas pelo telefone (13) 3213-1750. O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.
Confira a programação completa da 6ª Primavera de Museus:
Jogos educativos
Datas: 25 a 30 de setembro
Horário: 9h30 às 17h
Visita sensorial
Datas: 26, 27 e 28 de setembro
Horário: 14h
Curso de Capacitação “Meu Espresso” – Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira
Datas: 25 de setembro
Horário: 9h30 às 16h
Oficina de criação de centro de memória
Datas: 26 de setembro
Horário: 10h às 16h
Workshop sobre o Sistema Braille
Datas: 27 de setembro
Horário: 14h30 às 17h
Fonte: G1
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Rodinha dianteira quebrada. Como lidar com um pronto socorro.
Rodinha dianteira quebrada. Imprevistos podem acontecer a qualquer hora em qualquer lugar, por isso o mais importante é saber lidar com eles.
Turismo acessível na política. Comissão do Turismo destaca a importância da acessibilidade.
Turismo acessível na política da Câmara Municipal de SP. Comissão do Turismo destaca a importância da acessibilidade para as PcD.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
0 comentários