Tornar um museu acessível parece ser difícil à primeira vista, porém os educadores do Museu de Arte Sacra de São Paulo encontram diariamente soluções práticas e simples para que todos tenham acesso e as mesmas oportunidades de usufruir deste espaço cultural.

Desde 2009, baseando-se nos princípios do desenho universal e em três dimensões da acessibilidade: atitudinal, metodológica e comunicacional, são desenvolvidos roteiros e confeccionados materiais de apoio, maquetes, jogos e contações de história que estimulam a percepção do acervo de maneira lúdica, crítica e reflexiva para que os públicos infantil, jovem, adulto, idoso, pessoa com deficiência e em vulnerabilidade social sintam-se pertencentes ao local.

Estas ações são multiplicadas em encontros para professores, estudantes e profissionais de turismo além da participação plena na Virada Inclusiva, Mostra de Museus e oficinas sazonais para o público espontâneo. Recentemente, por meio da rede social Twitter, o público virtual também pode conhecer o museu de forma acessível. As postagens com a hashtag #ObradaSemana, em que são explorados diferentes aspectos sobre o acervo da instituição, são traduzidas para a língua inglesa, além de contarem com a descrição de seus conteúdos a fim de se tornarem acessíveis para o público com deficiência visual para além de estimular o olhar do público vidente.

maquetes-tateis-ajudam-no-entendimento-de-formas-e-tamanhos-de-obras-ou-monumentos-que-possuem-grandes-dimensoesMaquetes táteis ajudam no entendimento de formas e tamanhos de obras ou monumentos que possuem grandes dimensões

Estes recursos atitudinais criados pelos educadores despertam nos visitantes o gosto de frequentarem museus. Cada vez se torna mais frequente avistarmos crianças que regressam com suas famílias e visitantes com deficiência que retornam com grupos de amigos.

Você já está convidado para conhecer o Museu de Arte Sacra de São Paulo e suas ações educativas.

Serviço:

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS)
Avenida Tiradentes, 676 . Bairro da Luz, São Paulo.
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h
Ingressos: R$6,00 (inteira); R$3,00 (meia)
O MAS tem entrada gratuita aos sábados e estacionamento gratuito na Rua Jorge Miranda, 43.

Fonte: cleopires

" });