Museu da Bíblia. Acessibilidade na cultura e religião.
Resultado de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Prefeitura Municipal de Barueri (SP), o Museu da Bíblia (MuBi) é o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade. Numa área de 900 m², integrada a um Centro de Eventos, o MuBi reúne uma Biblioteca, com mais de 17 mil títulos. Totalmente interativa, sua área de exposição conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.
O MuBi surge sob a marca do pioneirismo, não só por seu valor histórico mas também por sua concepção, que seguiu o conceito de arquitetura inclusiva. Assegurando total acessibilidade a portadores de deficiências, seu projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes. Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações para todos os tipos de público. O MuBi também abriga uma loja de lembranças – Bíblias e publicações especiais –, cuja arrecadação é revertida para sua manutenção.
O MuBi expõe uma réplica da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450. Também destaca o móvel com 144 traduções bíblicas, a Bíblia em braile, o menor livro do mundo, a Bíblia impressa numa única página, roupas da época de Apóstolo Paulo, papiros, pergaminhos, além de materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do Rio Jordão, sementes de mostarda, um punhado de terra de Belém, e água do Mar Morto.
Há diversas exposições permanentes e rotativas, sempre focadas no assunto principal: a Bíblia. Destaque para a exposição da Bíblia Falada, que faz parte do acervo permanente e exibe materiais de áudio produzidos pela Sociedade Bíblica do Brasil e outras entidades, tendo como uma de suas finalidades o acesso do deficiente visual ao texto bíblico. Por meio de estações de escuta a Palavra de Deus poderá ser ouvida em 16 idiomas e até mesmo aqueles que não a ouvem terão a oportunidade de “ouvi-la” na Língua de Sinais.
Inaugurada em 17 de outubro de 2006, a Biblioteca do MuBi reúne um acervo com mais de 17 mil obras relacionadas às Escrituras Sagradas. Ocupando uma área de 225 m2, é a maior do gênero do Hemisfério Sul igualando-se em importância à Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, instalada por iniciativa das Sociedades Bíblicas Unidas. Foi implantada com o objetivo de disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas para os quais já foi traduzida e se tornar um centro de referência de novas traduções.
Aviso importante. No primeiro semestre de 2011, o Museu da Bíblia estará fechado para reforma. A previsão para reabertura do MuBi é julho. Até lá, visitas e atividades estão suspensas. Agendamentos serão feitos a partir de agosto de 2011.
Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Parabéns ao museu pela iniciativa. O parabéns na verdade não deveria nem existir porque isso é como uma “obrigação”…
Mesmo assim fico feliz por ter mais um espaço que foi pensado em inclusão.
Beijo
ra de foo
Tenho complementado minhas propostas para implantar a acessibilidade nos locais e serviços turísticos, com o forte argumento da obrigação legal. Somente pedidos gentis não estavam gerando resultados, então tive que começar a apelar. É desgastante brigar por aquilo que nos é de direito, mas quando vejo os resultados, penso que valeu a pena