Mostra de Turismo Sustentável do Iguassu discutirá turismo adaptado
Acessibilidade é um tema frequente hoje e o turismo, que visa atrair todo tipo de público para conferir atrações ofertadas, está atento à necessidade de discussão sobre o assunto. Pensando nisso, a Mostra de Turismo Sustentável do Iguassu, ofertará uma palestra sobre turismo adaptado.
O evento acontecerá paralelamente ao 5º Festival de Turismo das Cataratas, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, no dia 18 de junho, das 17h00 as 19h00 no Expo 4 do Rafain Palace Hotel.
Para ministrar a palestra, a organização convidou o consultor de turismo Ricardo Shimosakai, que dará enfoque ao turismo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O palestrante destaca a relevância do tema, visto que, segundo ele, o mercado turístico para incluir a pessoa com deficiência ainda é pouco explorado no Brasil.
“Muito mais que uma ação social, incluir a pessoa com deficiência é uma grande oportunidade de mercado. O fluxo de turistas com deficiência no Brasil ainda é pequeno pela falta de adequação dos produtos e serviços turísticos”, destaca Shimosakai, que ainda lembra que o conhecimento sobre acessibilidade e inclusão da maioria das pessoas ainda é limitado.
“Existem diferentes tipos de deficiência e o turismo deve ser um direito de todos independente de suas necessidades. É importante que a acessibilidade não seja vista como um gasto, e sim como um investimento, e também não pensar em caridade, mas sim em inclusão”, ressalta.
Ricardo Shimosakai é bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, diretor da Turismo Adaptado, Coordenador da Freeway Acessível e colunista dos portais digitais EcoViagem, Diário do Turismo e Iclusive. Membro do Centro de Vida Independente Araci Nallin, Brazilian Adventure Society, Rede Interamericana de Turismo Acessível, SATH (Society for Accessible Travel & Hospitality) e da ENAT (European Network for Accessible Tourism).
Sobre a expectativa em relação a sua participação no Festival, Shimosakai diz que espera passar uma visão mais ampla do que é o turismo adaptado: “Mostrarei formas práticas e eficientes de como se trabalhar com esse segmento, através de exemplos de casos reais”.
“Mais do que passar conhecimento, gostaria de agregar parceiros para trabalhar em parceria nesse segmento”, salienta o consultor.
O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu é promovido pela Polo Iguassu Feiras & Eventos e pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu e será realizado no Rafain Palace Hotel & Convention Center. As inscrições para participação estão abertas.
Apoiam o evento, Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Secretaria Municipal de Turismo, TAM, SEBRAE, Instituto Internacional Polo Iguassu, Educare, Abrasel, Abeta, ICVB, ABAV e Sindhotéis.
veja mais em http://www.festivaldeturismodascataratas.com/
[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" counts="true" counts_num="01" total="true" outer_color="dark" network_names="true"]
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários