Monitores do Espaço Ciência são capacitados para o atendimento a pessoas com deficiências
Por solicitação do Espaço Ciência, a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) vai oferecer a oficina “Atendimento Sem Barreira” para seus 55 monitores. O objetivo da ação é qualificar a equipe para o atendimento adequado a esses visitantes. A programação também será aberta ao público em geral e a inscrição é gratuita.
O evento foi realizado dia 26 de julho, em dois horários: 8h às 12h, a primeira turma e de 13h às 17h, a segunda turma, no auditório do Espaço Ciência, localizado no Complexo de Salgadinho, Parque 2, na cidade de Olinda.
A oficina além da parte teórica traz dinâmicas de grupo e vivências inclusivas. O conteúdo programático inclui as áreas de deficiências visual, auditiva, intelectual e física, abordando os temas direito à acessibilidade, à educação e ao lazer. Os participantes vão ainda obter noções sobre o conceito de deficiência e tipos, dicas de convivência e práticas inclusivas. As atividades serão ministradas por uma equipe multidisciplinar composta por pedagogo, psicólogo e educador. Todo material didático, composto por apostilas, cartilhas e cadernos, será oferecido gratuitamente ao público.
De acordo com o superintendente da SEAD, João Rocha, essa é mais uma iniciativa do Governo de Pernambuco no sentido de promover a inclusão social desses cidadãos. “Trabalhamos na perspectiva de garantir para todas as pessoas o direito ao conhecimento e ao lazer, observadas as diferenças e peculiaridades”, afirma. Segundo a gerente de Ação Educativa, Karina Maia, a capacitação será muito útil nas apresentações do Espaço Ciência. “Os monitores vão aprender, por exemplo, a descrever para um cego as observações do planetário ou ainda a dimensionar uma réplica de um dinossauro”, exemplifica. Ela lembra que a fim de ampliar ainda mais o caráter inclusivo da ação, serão contratados colaboradores com deficiência para compor a equipe.
Entre as ações de inclusão da pessoa com deficiência promovidas pelo Governo de Pernambuco, podemos destacar o desenvolvimento da educação inclusiva, o aprimoramento da atenção em saúde, a geração de emprego e renda, a qualificação profissional, o estímulo às produções técnico-científica, o fomento às atividades de esporte e lazer e outras.
Conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado no ano 2000, no Estado existem cerca de 1.4 milhões de pernambucanos com deficiência, ou seja, 17% da população pernambucana.
Fonte: Espaço Ciência
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários