Modelo de cozinha acessível. Cozinhar é uma necessidade básica, e a acessibilidade também.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

2 de dezembro de 2022

Modelo de cozinha acessível. Cozinha é um ambiente que toda casa precisa ter, ou até mesmo no trabalho. Independentemente se a pessoa sabe ou tem o hábito de cozinhar, pelo menos para coisas básicas ela vai precisar da cozinha, como esquentar a comida no micro-ondas, ou ferver a água para o chá no fogão, além de lavar a louça na pia. Sem contar dos armários para guardar os materiais, comida e eletrodomésticos.

Para que tudo esteja acessível é preciso fazer um bom planejamento. No caso da residência, é um espaço particular, que não precisa seguir regras como leis e normas, é um local do morador, e ali ele ajeita a casa da forma como ele achar melhor. Então serão necessário escolhas, entre deixar a cozinha acessível da melhor forma, ou se adaptar a algumas situações.

Para ter espaço de aproximação na mesa, pia e fogão, é preciso que o espaço inferior seja livre. Na pia é preciso prestar atenção no tamanho e altura, para que não bata os joelhos na cuba e nem no sifão. Além disso, uma torneira para que você tenha alcance e consiga lavar a louca de forma confortável. No fogão, o modelo tradicional possui as bocas de gás na parte de cima e um forno na parte de baixo, o que não é um modelo pensado com acessibilidade. Mas existem os modelos chamados “cooktop”, que é um fogão somente com a parte de cima, para esquentar a comida, e que também tem a opção de ser a gás ou elétrico. Com isso, você ganha o espaço inferior para aproximação, e se quiser coloca um módulo só do forno, em um outro local mais elevado, para melhorar o alcance. Aliás, o bom alcance no fogão, tem muito a ver com segurança, e não só com conforto. Para manipular panelas quentes, fazer frituras sem deixar derrubar a panela, ou tirar a forma de bolo do forno sem queimar as mãos e braços, é preciso que você tenha um bom controle de seus movimentos, e para isso a aproximação é fundamental. Eu escrevi o artigo Cozinha ao alcance para falar detalhes sobre a aproximação na cozinha, então dê uma olhada.

Uma mesa ou bancada também é útil e importante, não só como um local para comer, mas para preparar os alimentos para cozinhar, como por exemplo, cortar as carnes, desossar o frango, sovar a massa, descascar a fruta, bater a clara em neve, decorar o bolo, entre outras inúmeras tarefas envolvidas na arte de preparar os alimentos. Em nome da praticidade, atualmente quase todos esses ingredientes já são vendido preparados, mas isso aumenta o custo. Então novamente chamando a atenção para a segurança na cozinha, realizar todas essas tarefas, sem que você tenha um bom posicionamento que te dê conforto e equilíbrio, pode ser arriscado.

Outro eletrodoméstico que pode ajudar muito, são as lavadoras de louça. Antigamente elas só tiravam a sujeira grossa, mas era preciso complementar com uma lavagem manual, mas agora as lavagens já são praticamente perfeitas. Então para quem tem dificuldade em lavar louça, ou odeia fazer esse serviço, esta é uma boa opção. Existem diversos acessórios que podem facilitar as tarefas na cozinha, como um já mostrei as vantagens de um saca-rolhas elétrico e de um misturador automático.

Dependendo da forma e tamanho do espaço de sua cozinha, o desafio é encaixar tudo o que você precisa nela, de uma maneira funcional. Eu tive problemas para trocar a geladeira, pois o modelo que eu queria, não tinha abertura da porta no sentido horário, e isso ia criar um dificultador na hora de pegar os alimentos. Mas sobre esse assunto, você pode saber mais detalhes no artigo Dificuldades na adaptação da geladeira que eu criei só para falar disso.

Aqui no meu blog, eu tenho diversas informações sobre esse tema, inclusive já mostrei um projeto chamado Coox Kitchen, a cozinha acessível para deficientes motores. Então faça buscas aqui e também no meu perfil do Instagram e no canal do YouTube, pois em cada um você irá encontrar informações muito úteis e diferentes. Tudo isso é fruto de muita vivência pessoal, experiências práticas e muita troca de ideias com pessoas de todas as partes do mundo. Acho superimportante ter esse nível de conhecimento para aplica-lo em minha consultoria em acessibilidade, e também ensinar em meu Curso Online Acessibilidade e Inclusão. Já palestrei por todo o Brasil e em diversos países do exterior, pelo reconhecimento que ganhei na dedicação ao meu trabalho, então venha me conhecer!

 

Compartilhe acessibilidade

Ajude outras pessoas a se manterem atualizadas com nosso conteúdo voltado para a acessibilidade

Curso Online
Comprar Acervo Digital

Você pode gostar……

Seus comentários são bem-vindos!

0 comentários

Enviar um comentário

" });