A empresa UPA revolucionou a animação nos Estados Unidos no final da década de 1940, quando abriu mão do estilo fofinho que a Disney tornou popular e usou um design mais moderno influenciando todos os estúdios – inclusive a Disney, que acabou modernizando seu traço. Foi nessa época que a empresa produziu dezenas de curtas distribuídos pela Columbia Pictures nos cinemas.
Em 1949 a produtora lançou o curta Ragtime Bear, onde mostrava as dificuldades enfrentadas por um velhinho para encontrar seu sobrinho Waldo no Parque Florestal. Mas ao encontrar um grande Urso, ele confunde o bicho com seu sobrinho que estava usando um casaco de pele. O curta que tinha a intenção de lançar o personagem Waldo, acabou destacando o velhinho, que havia sido criado com boa parte de sua personalidade baseada no comediante W.C. Fields.
A UPA resolveu investir no personagem e outros curtas, agora tendo Mr. Magoo como protagonista, vieram em seguida. Dois de seus desenhos foram indicados ao Oscar de Melhor Desenho em Curta-Metragem e dois foram vencedores: Trubled Indemnity e Grizzly Golfer. Em cada uma das suas histórias Magoo assumia uma identidade diferente, parodiando clássicos do cinema e astros de Hollywood.
Um longa-metragem do personagem surgiu em 1959, com um projeto inicial de filmar a versão “Magoo” de Don Quixote e pasmem, o escritor Aldous Huxley já tinha feito até um pré-roteiro. Mas os financiadores nunca tinham ouvido falar em Don Quixote, e o projeto mudou para uma versão das 1001 Noites, só assim saiu o financiamento para “The 1001 Arabian Nights”, que foi exibido no Natal de 1959. O longa foi um fracasso que acabou culminando com a falência da UPA, vendida para a Henry Saperstein. A carreira de Magoo acabou se transformando num vexame, já que as histórias produzidas à partir de então eram fracas e até a característica principal de Magoo de não enxergar direito, deixou de existir.
Em 1960, os desenhos de curta-metragem de Mr. Magoo foram exibidos em syndication na televisão. O sucesso alcançado fez a UPA investir num especial onde Magoo encontra outro famoso personagem, o menino McBoing Boing. A grande audiência inspirou a criação de uma série animada chamada As Famosas Aventuras de Mr. Magoo, entre 1964 e 1965.
Mr. Magoo é um velho rabugento, mas que é adorado por todos! Extremamente míope, ele se mete nas maiores confusões por não enxergar direito e quem ganha com isso é a gente, que se diverte a valer. Cada vez que Magoo sai de casa, você tem a certeza de que vai dar boas gargalhadas, pois, sem enxergar um palmo à frente do nariz, ele sempre confunde tudo o que está em seu caminho. Magoo causa dores de cabeça e distribui pancadas a todos que o acompanham. Apesar dele ser quase cego, as pessoas que estão por perto é que se machucam, caindo em bueiros, batendo em postes, e dando com a cara em portas para garantir a integridade física do bom e amado velhinho, enquanto ele com uma sorte impressionante não sofre um só arranhão.
Tio do garoto Waldo, Magoo vivia ao lado de seu inseparável cão McBarker. Munido com seu chapéu azul e bengala, o baixinho sempre costumava dar as maiores broncas no atento cãozinho de guarda.
http://www.youtube.com/watch?v=vz3ASPQ-ius
Fonte: InfanTv