Ministro do Turismo recebe propostas sobre acessibilidade e inclusão
O ministro do Turismo, Pedro Novais, recebeu parlamentares, secretários de turismo e representantes da CNTur (Confederação Nacional de Turismo) na última quarta-feira. No início da tarde, o secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, apresentou-se e discutiu temas como a preparação do estado para os grandes eventos esportivos de 2014 e 2016. Durante a audiência, Novais enfatizou que está preocupado com a tragédia causada pelas chuvas no Rio e se disse solidário com o governador Sérgio Cabral e as famílias das vítimas.
O ministro anunciou que está elaborando, com a equipe técnica, portaria que tratará da nova classificação hoteleira. “Vamos precisar do apoio dos secretários de turismo para que os empresários entendam, em todos os estados, a importância da nova classificação hoteleira. Ela dará credibilidade aos empreendimentos e permitirá que os turistas brasileiros e estrangeiros viajem sabendo que terão as expectativas correspondidas”, declarou Novais.
Em seguida, numa outra audiência, recebeu a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, Oreni Braga, e a representante do Governo do Estado do Amazonas Nafice Valoz. Elas apresentaram projetos de interesse do turismo na região Norte, tanto na área de infraestrutura como na de qualificação de mão-de-obra e inclusão social.
Na pauta da reunião com a Confederação Nacional do Turismo, estava o projeto de criação de um serviço nacional de aprendizagem do turismo e de um serviço social do turismo. A bandeira é defendida pelo presidente da entidade, Nelson Abreu. Ele esteve no Ministério do Turismo acompanhado pelo professor Mário Bene, da Rede Brasil de Qualificação, do empresário Guilherme Paulus, da CVC, que também integra a CNTur e o CNT (Conselho Nacional de Turismo), e de José Osório Naves, diretor de Comunicação e Administrativo da CNTur.
Durante o encontro, Abreu informou que a sede nacional da CNTur para a Amazônia Legal deverá ser instalada, em breve, em São Luís (MA). Turismo sustentável, acessibilidade, contratação de pessoas com deficiência para atuar na cadeia de turismo, financiamento para pequenos e médios empresários do turismo, programa de regionalização e dados estatísticos sobre o turismo também fizeram parte da agenda.
Pedro Novais Lima nasceu em Coelho Neto (MA), em 7 de julho de 1930, é divorciado e tem três filhos. Reeleito para o sexto mandato, o deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA) licenciou-se da Câmara dos Deputados para assumir o Ministério do Turismo. Próximo à família Sarney, Novais, de 80 anos, foi indicado pelo partido para integrar o primeiro escalão da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). O peemedebista é advogado e dedicou grande parte de sua vida à Câmara, onde integrou as comissões de Orçamento, Constituição e Justiça e Finanças e Tributação.
Em 2009, apresentou projeto que obriga o governo federal, em convênio com estados e municípios, a providenciar locais de acesso a informação turística em aeroportos e estações rodoviárias e ferroviárias. A proposta foi aprovada na Comissão de Turismo em abril de 2010. Novais assumiu o primeiro mandato em 1983. Antes de ingressar na política, foi auditor fiscal do Tesouro Nacional em 1956. Começou a vida partidária na década de 70, quando filiou-se à Arena. Em 1980, ingressou no PMDB. Depois, passou pelo PDC e PPR. Voltou para o PMDB em 1994. Foi secretário de Fazenda do governo do Maranhão de 1975 a 1978 e de 1988 a 1990.
Fonte: Cazombando
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários