Ministério Público investiga quadro da MTV que satiriza autistas

por | 1 maio, 2011 | Turismo Adaptado | 4 Comentários

 Um jovem corre de um lado ao outro, uma moça grita compulsivamente em frente ao espelho e outro aparece jogado inerte no canto da sala. Eles são atores tentando representar pessoas com autismo. O quadro Casa dos Autistas foi veiculado no programa Comédia da MTV e provocou polêmica e reações.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ingressou com uma representação no Ministério Público Federal para que sejam tomadas providências com relação a um quadro do Programa Comédia MTV, chamado “Casa dos Autistas”. Na sketch, que busca ser uma sátira do Casa dos Artistas do SBT, o dia-a-dia as pessoas com disfunção global do desenvolvimento é retratado, a partir de uma visão particular dos humoristas do canal musical.

No documento, o deputado classifica o quadro “Casa dos Autistas”, que durou cerca de três minutos e fazia uma alusão ao Casa dos Artistas, como um programa discriminatório que explora de maneira preconceituosa a imagem das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento. A representação do deputado Pimenta está baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. O texto da Declaração diz que “os Estados Partes proibirão qualquer discriminação baseada na deficiência e garantirão as pessoas com deficiência igual e efetiva proteção legal contra a discriminação por qualquer motivo”.

“Foi uma manifestação de mau gosto e de completa ignorância sobre o assunto. Retratou o autista como um completo idiota, um imbecil. Um total desserviço”, diz o psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do Programa de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP. Segundo Vadasz, estima-se que o autismo atinja 1 em cada 110 crianças. “Fiquei chocado com o que vi porque, aparentemente, essas pessoas possuem algum nível de instrução.”

Mãe de uma moça com autismo e vice-presidente da associação Autismo e Realidade, Paula Balducci de Oliveira soube do programa pela repercussão na internet. Diz que a filha assistiu ao vídeo, não se manifestou verbalmente, mas ficou com os olhos cheios de lágrimas.

“O programa vai contra tudo aquilo que lutamos diariamente: para acabar com o rótulo e com o preconceito. Como mãe senti revolta e tristeza. Como associação, faço um convite para que o programa conheça a causa e informe os jovens corretamente.”

Carolina Dutra Ramos, coordenadora pedagógica da Associação de Amigos do Autista, diz que as mães estão revoltadas. “Fizeram uma chacota com um problema tão sério, que traz sofrimento às famílias. Foi uma total falta de respeito”, diz.

Zico Goes, diretor de programação da emissora, reconheceu o erro e pediu desculpas às famílias. De acordo com ele, ontem mesmo entraria no ar um pedido de desculpas por escrito, antes de o Comédia começar. Além disso, para minimizar a repercussão negativa, a emissora fará uma reunião com a associação de familiares para ouvir as reclamações e traçar uma maneira de reverter o problema.

“Erramos e vamos tentar compensar de alguma maneira. Extrapolamos o limite do humor, que ficou sem graça, ficou grosseiro. A nossa idéia é fazer campanhas de esclarecimento ao longo da programação”, afirmou.

Para ajudar, acesse o link a seguir para assinar o abaixo assinado na rede, em repúdio ao programa MTV Comédia. Petição Pública

Fonte: Estadão.com.br

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

4 Comentários

  1. Zan Quaresma

    “Foi uma manifestação de mau gosto e de completa ignorância sobre o assunto. Retratou o autista como um completo idiota, um imbecil. Um total desserviço” (2, 3, 4… n)
    “Fiquei chocado com o que vi porque, aparentemente, essas pessoas possuem algum nível de instrução.” (2, 3, 4… n)

    Pois é… só aparentemente…

    Vale a pena recomendar um exame de sanidade mental prá quem “projetou”, prá quem aprovou, prá quem autorizou a veiculação DISSO… se bem que “ignorância” não justifica baixaria, preconceito, agressão, né, não?!

    A MTV deve mais que desculpas…

    • Ricardo Shimosakai

      A MTV agora poderia elaborar outro quadro de forma criativa e inteligente, combatendo o preconceito e esclarecendo melhor o que é o autismo

  2. Ana Maria

    Isso se chama falta de talento e criatividade de pseudos artistas. É falta de educação também.

    “O programa vai contra tudo aquilo que lutamos diariamente: para acabar com o rótulo e com o preconceito. Como mãe senti revolta e tristeza. Como associação, faço um convite para que o programa conheça a causa e informe os jovens corretamente.” — Paula Balducci de Oliveira, mãe de uma moça com autismo e vice-presidente da associação Autismo e Realidade.

    Espero que o programa aceite este convite e aprenda a lição.

    • Ricardo Shimosakai

      A comunidade de pessoas com deficiência não é mais um grupo que aceita humilhações e injustiças. Esse tipo de informação acaba sendo rapidamente espalhada e combatida. Está na hora da sociedade pensar melhor como nós devemos ser tratados, afinal antes de tudo somos pessoas

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });