O Ministério do Turismo lançou nesta quarta-feira (28), durante a 44ª edição da ABAV, o guia “Como atender bem turistas idosos”. O material tem como principal objetivo orientar prestadores de serviços turísticos, com conceitos e dicas, para facilitar a relação e melhorar o atendimento deste perfil de viajante.
“A cada nove habitantes, um é idoso. Queremos cada vez mais o público acima de 60 anos inserido no turismo. Por isso o guia é importante porque ajuda o trade a entender melhor o turista idoso, quebrando entraves, para que ele seja bem recebido onde quer que esteja”, disse Teté Bezerra, secretária nacional de Qualificação e Promoção do Ministério do Turismo.
Com 50 páginas, o guia aborda diversos temas do segmento, entre eles Dados sobre a população idosa, Mitos, Dicas para atender bem, Acessibilidade e Cuidados ao montar pacotes turísticos para pessoas idosas.Ao todo foram impressos 19 mil exemplares que serão encaminhados para as secretarias estaduais de Turismo. O material é lançado às vesperas do Dia do Idoso, comemorado no dia 1o de outubro.
Em ascensão
Segundo estudos do Ministério do Turismo, os idosos são uma importante parcela dos turistas que desejam conhecer os destinos turísticos do país. A pesquisa Sondagem do Consumidor, de agosto de 2016, mostra que 25,4% destes brasileiros na faixa etária acima de 60 anos pretendem viajar nos próximos seis meses, e a maioria (59,9%) deverá escolher destinos domésticos.
Fonte: Brasilturis