Ministério do Turismo treina para atender pessoas com deficiências através do programa Bem Receber
Profissionais das áreas de hospedagem, alimentação, transporte, receptivo, lazer e entretenimento serão qualificados para atender pessoas com deficiência tendo em vista a Copa do Mundo 2014, os Jogos Olímpicos e os Paraolímpicos de 2016. A ação faz parte do Bem Receber no Turismo Acessível lançado durante o 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, no Anhembi, em São Paulo (SP).
“Pessoas com deficiência com certeza nos visitarão durante os eventos esportivos e queremos atender com excelência esses turistas”, ressaltou o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins. O curso é uma parceria do Ministério do Turismo e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para todo o País, serão oferecidas três mil vagas em cursos à distância.
O curso contemplará também pessoas com deficiência interessadas em atuar no mercado do turismo. A Fapeu produzirá materiais adaptados para as pessoas com deficiência que se interessarem em fazer o curso.
“A nós, cabe muito pouco: dar condições para essas pessoas se superarem e desenvolverem suas atividades”, destacou Martins. O deficiente visual, Marcelo Panico, enfatizou, durante o lançamento, a importância do trabalho conjunto para “quebra de barreiras, principalmente, as que dizem respeito às atitudes”.
No ato da inscrição, o aluno indicará se a deficiência é motora, visual ou outra. Quem tiver interesse em participar, pode realizar a pré-inscrição pelo endereço www.turismo.gov.br/ead. Somente no primeiro dia, 360 pessoas realizaram a pré-inscrição no estande no evento.
Fonte: Panrotas
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
com certeza mais uma oportunidade em minha vida.tenho varias certificacoes atraves dos programas do ministerio do turismo. e um grande interesse de conquista neste mercado.alem de morar numa regiao turistica do rj.tenho o previlegio de larga experiencia nas necessidades de um turismo com qualidade em bem receber,pois sinto na pele estas barrreiras,pois tenho uma filha com sequelas de uma paralisia cerebral .sinto.me honrada em participar desta evolucao em nosso pais.
A turismo Adaptado tem falado a respeito de colocar as questões de acessibilidade e inclusão no programa Bem Receber desde que ele foi criado. Eles criaram este módulo recentemente, mas como não sei a respeito do seu conteudo, não posso avaliar. Mas o Ministério do Turismo Muitas vezes deixa a desejar nessa área pela questão da qualidade. Por isso resolvemos ter nossos próprios cursos, baseados em casos de sucesso internacionais adaptados à realidade brasileira, e de opiniões vindas de profissionais do turismo e das próprias pessoas com deficiência