Campanha, site e aplicativo estimulam adaptação da oferta do setor para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

O Ministério do Turismo vai lançar, na próxima semana, a campanha “Turismo Acessível – Um Brasil onde todos podem viajar”. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). O objetivo é sensibilizar o setor turístico para adaptar e qualificar seus produtos e serviços para o atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As peças da campanha serão veiculadas em jornais, revistas, rádios, internet e redes sociais.

O MTur também está criando um aplicativo para tablets e celular, onde os turistas que têm algum tipo de deficiência física vão poder avaliar a acessibilidade dos empreendimentos hoteleiros e atrativos turísticos. A ferramenta iniciará com cerca de 41 mil estabelecimentos do Cadastur, sistema do ministério que registra os prestadores de serviço de turismo do Brasil. O MTur vai premiar as empresas mais bem avaliadas e emitir um alerta aos equipamentos que receberem avaliações negativas.

A campanha inclui, ainda, a criação de um site voltado para o setor turístico, que vai disponibilizar cartilhas, normas e orientações para adaptação a esse público. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem aproximadamente 45 milhões de pessoas com deficiência.

“Estamos muito atrasados em relação à acessibilidade”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Ele cita como exemplo a Itália, que aumentou o número de visitantes, segundo ele, após melhorar as condições de circulação.

Fonte: Ministério do Turismo

" });