Metrô Rio disponibiliza ônibus de integração com acessibilidade
A partir de segunda-feira, o Metrô Rio vai colocar em operação dois novos ônibus totalmente adaptados nas linhas de superfície Botafogo-Gávea e Ipanema/General Osório-Gávea. Os veículos foram especialmente fabricados para a concessionária e combinam projetos de ônibus acessíveis desenvolvidos para o Chile e o México. Os modelos utilizam o conceito low entry(Piso Baixo), com uma rampa de acesso entre o piso do ônibus e a calçada.
“A facilidade é que dispensam o uso do elevador, agilizando o acesso dos cadeirantes. Os veículos também dispõem do balaústre tátil (estrutura de ferro dos assentos e da entrada do ônibus onde o passageiro se apoia) onde o deficiente visual terá informação de como entrar e sair do ônibus e do assento destinado aos deficientes”, enumerou Rosa Cassar, gerente de Relações Institucionais da concessionária.
Outras diferenças são a suspensão a ar, vidros panorâmicos, câmbio eletrônico e motor traseiro que reduz o ruído que tanto incomoda os passageiros. A frota das linhas do metrô na superfície dispõe de 32 ônibus, quatro já com acessibilidade. Os demais receberão balaústre táctil até o fim do ano.
Também na segunda, por causa de obras de modernização, o acesso pela Rua Mena Barreto à estação do metrô em Botafogo será fechado por 45 dias. Ao mesmo tempo, os acessos pela Muniz Barreto e Voluntários da Pátria, que foram interditados no final de julho, serão reabertos. Além destes dois acessos, os clientes poderão chegar à estação pelas entradas da São Clemente/Praia e Nelson Mandela.
Sem data para integração
Município e estado ainda estudam a data em que metrô, trens e barcas serão integradas ao Bilhete Único Municipal, que será implantado em ônibus no dia 30 de outubro. Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes afirma que a negociação com as concessionárias está avançada, mas ainda não existe previsão para o início das operações.
Outro ponto a ser definido é a tarifa de integração do ônibus com outros meios de transporte. As secretarias municipal e estadual de Transportes vão se reunir com as concessionárias para definir o valor. Com o Bilhete Único Municipal será possível fazer, em um período de duas horas, duas viagens de ônibus pagando apenas R$ 2,40.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários