Metrô Rio disponibiliza ônibus de integração com acessibilidade

por | 6 out, 2010 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

A partir de segunda-feira, o Metrô Rio vai colocar em operação dois novos ônibus totalmente adaptados nas linhas de superfície Botafogo-Gávea e Ipanema/General Osório-Gávea. Os veículos foram especialmente fabricados para a concessionária e combinam projetos de ônibus acessíveis desenvolvidos para o Chile e o México. Os modelos utilizam o conceito low entry(Piso Baixo), com uma rampa de acesso entre o piso do ônibus e a calçada.

“A facilidade é que dispensam o uso do elevador, agilizando o acesso dos cadeirantes. Os veículos também dispõem do balaústre tátil (estrutura de ferro dos assentos e da entrada do ônibus onde o passageiro se apoia) onde o deficiente visual terá informação de como entrar e sair do ônibus e do assento destinado aos deficientes”, enumerou Rosa Cassar, gerente de Relações Institucionais da concessionária.

Outras diferenças são a suspensão a ar, vidros panorâmicos, câmbio eletrônico e motor traseiro que reduz o ruído que tanto incomoda os passageiros. A frota das linhas do metrô na superfície dispõe de 32 ônibus, quatro já com acessibilidade. Os demais receberão balaústre táctil até o fim do ano.

Também na segunda, por causa de obras de modernização, o acesso pela Rua Mena Barreto à estação do metrô em Botafogo será fechado por 45 dias. Ao mesmo tempo, os acessos pela Muniz Barreto e Voluntários da Pátria, que foram interditados no final de julho, serão reabertos. Além destes dois acessos, os clientes poderão chegar à estação pelas entradas da São Clemente/Praia e Nelson Mandela.

Sem data para integração
Município e estado ainda estudam a data em que metrô, trens e barcas serão integradas ao Bilhete Único Municipal, que será implantado em ônibus no dia 30 de outubro. Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes afirma que a negociação com as concessionárias está avançada, mas ainda não existe previsão para o início das operações.

Outro ponto a ser definido é a tarifa de integração do ônibus com outros meios de transporte. As secretarias municipal e estadual de Transportes vão se reunir com as concessionárias para definir o valor. Com o Bilhete Único Municipal será possível fazer, em um período de duas horas, duas viagens de ônibus pagando apenas R$ 2,40.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });