Mapa das Sensações – A São Paulo dos 5 sentidos
O Mapa das Sensações de São Paulo é um projeto pioneiro no Brasil, realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), que mostra uma nova forma de experimentar e sentir o que São Paulo tem de melhor.
Segundo o presidente da SPTuris, a ideia de se elaborar um Mapa das Sensações surgiu quando com a necessidade de se pensar sobre a identidade de São Paulo e trabalhar a questão da economia da experiência para o turismo do destino. “Queríamos fazer alguma coisa diferente, que mexesse com as pessoas e que permitisse a interação tanto da população, quanto dos visitantes. Por isso usamos as indicações dos moradores pelo site e também o detector de mentiras durante a visitação dos turistas, já que assim pudemos avaliar o que estavam sentindo e ainda analisar os depoimentos e opiniões de uma maneira mais precisa”, revela Caio Carvalho. “O resultado é um olhar mais humano e mais emotivo sobre uma cidade que tinha a fama de ser dura”, completa.
Na primeira fase do projeto, mais de 2,5 mil pessoas, entre moradores e visitantes, indicaram por meio do site pontos da cidade que as remetessem a sensações relacionadas a cada um dos sentidos e foram estimuladas a justificar suas indicações por meio de depoimentos que compartilhassem as experiências sensoriais vividas nesses locais. Foram selecionados os 100 atrativos mais citados, sendo 20 os mais votados.
A partir do resultado, 40 turistas – nacionais e estrangeiros – foram levados a esses 20 principais pontos e tiveram a sua sensação “medida” por um tipo de detector de mentiras. Para realizar esses “testes de emoção”, foi firmada uma parceria com uma empresa especializada em tecnologias de decodificação vocal. Após visitar os atrativos, os turistas prestavam depoimentos sobre suas sensações enquanto eram testados com um programa que traduz – por meio da voz – as alterações fisiológicas e gera uma representação gráfica da oscilação de emoções (“verdade”, “mentira”, “muita emoção”, “emoção normal”).
O resultado de todo esse trabalho deu origem a uma publicação, o Mapa das Sensações da cidade de São Paulo (em português, inglês e espanhol) que, além do mapa propriamente dito com a localização dos 100 pontos turísticos mais indicados, possui um descritivo das sensações que podem ser reveladas nos locais “top 20” e os trechos mais emocionantes e “verdadeiros” dos depoimentos dos turistas, segundo os testes com o detector de mentiras.
São declarações que traduzem sons, imagens, gostos, aromas e toques para que visitantes e moradores da capital paulista conheçam o que há de melhor na cidade por meio da vivência sensorial.
Além do Mapa – que será distribuído nas Centrais de Informação Turística, nos roteiros do Turismetrô, em hotéis, albergues e táxis, nos 20 principais atrativos indicados e nas feiras nacionais e internacionais onde a cidade de São Paulo é representada pela SPTuris – o projeto também originou um audiolivro, voltado principalmente para pessoas com deficiência visual, e um site (www.mapadassensacoes.com.br) que, além de todo o conteúdo, permite a interação com os internautas e a continuação do projeto com novas indicações e depoimentos.
AUDIOLIVRO
O audiolivro do Mapa das Sensações de São Paulo possui o mesmo conteúdo da publicação, com pequenas diferenças visando transmitir melhor as emoções e experiências sensoriais aos ouvintes.
Direcionado principalmente para deficientes visuais, a gravação do audiolivro tem 58 minutos de duração e inclui sons típicos da metrópole. Inicialmente serão 600 exemplares (incluindo 100 em inglês e 100 em espanhol) que serão distribuídos em instituições especializadas no atendimento a pessoas com deficiência visual.
Clicando no link a seguir, você terá a introdução do Áudiolivro, que pode ser acessado integralmente no site oficial Mapa das Sensações Áudio
A versão impressa do Mapa das Sensações pode ser baixada através do link a seguir Mapa das Sensações Impresso
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=DjrgtPmA_os]
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários