Manual de boas práticas de acessibilidade em ecoturismo e turismo de aventura
A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, elaborou o 11º Manual de Boas Práticas – Acessibilidade em Ecoturismo e Turismo de Aventura, disponibilizado em versão digital e também em impresso.
Finalizado em dezembro de 2010, o manual tem como objetivo apresentar aos empresários e profissionais do Ecoturismo e do Turismo de Aventura informações e perspectivas sobre a acessibilidade nesses segmentos, oferecendo-lhes condições para tomar decisões sobre como preparar suas empresas e seus produtos para acessar esse mercado.
A acessibilidade é um tema que está cada vez mais em evidência no Brasil. São notáveis os avanços da legislação específica sobre os direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na última década e têm crescido os esforços para garantir o acesso dessas pessoas a todos os bens e serviços com segurança e autonomia, em todos os aspectos da vida social. Embora haja ainda muito a ser feito para que a legislação vigente seja de fato implementada,essas mudanças indicam um amadurecimento da sociedade brasileira sobre o tema, além – é claro – de ser o resultado da luta das pessoas com deficiência por seus direitos.
Devemos lembrar que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devem ser respeitadas em suas particularidades e compreender que algumas de suas necessidades podem – e frequentemente são – diferentes das necessidades de pessoas que não estão nessas condições. É por isso que dizemos que se não promovemos a acessibilidade, estamos perpetuando a discriminação.
Os segmentos de Turismo de Aventura e Ecoturismo devem estar abertos aos avanços da legislação e a essa demanda crescente, incorporando em suas atividades as questões relativas à acessibilidade. E existem duas fortes razões para investir nesse tipo de negócio: a possibilidade de acessar um mercado de grande potencial e ainda pouco explorado e o cumprimento de uma importante função social, promovendo a dignidade da pessoa humana, disseminando a não discriminação e incentivando o respeito à diversidade.
Mas para isso é necessário se informar sobre o tema, adequar produtos e ambientes, assegurar as condições adequadas de segurança, promover a qualificação profissional de funcionários e colaboradores e aprender a atender a esse público específico.
Este manual foi desenvolvido com o intuito de apresentar aos empresários e profissionais do Ecoturismo e do Turismo de Aventura informações e perspectivas sobre a acessibilidade nesses segmentos, oferecendo-lhes condições para tomar decisões sobre como preparar suas empresas e seus produtos para acessar esse mercado.
Acreditamos que em Turismo de Aventura e Ecoturismo as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também podem ser importantes clientes e merecem ter voz e vez. Queremos destacar seu potencial de consumo dos produtos nesses segmentos e oferecer algumas ideias de como este público pode ser acessado e como proporcionar a essas pessoas serviços de qualidade, com respeito e, principalmente, segurança.
Para fazer o download da versão digital do manual, clique no link a seguir Manual de Boas Práticas Acessibilidade em Ecoturismo e Turismo de Aventura
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JI4gJBA6fzY]
Fonte: ABETA
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
4 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Boas!!
Costumo seguir regularmente e com interesse o vosso site e gostaria primeiro de vos dar os parabens pelo excelente trabalho que têm vidno a fazer na área do Turismo Acessível!
Parece-me também que o Brasil está bastante sensibilizado para esta temática, não apenas os intervenientes privados, como também os parceiros publicos… o que é de louvar!!!
Gostaria apenas decolocar uma questão: eu nao consigo abrir o link para o manual deste post… terá a ver com alguma incorrecção no link usado? ou será algo da minha parte?
Cumprimentos e continuação de bom trabalho!!
Joana F.
Olá Joana,
Creio que havia alguma falha na configuração da postagem, mas já foi resolvida e agora poderá baixar o manual. Agradeço por nos acompanhar, pois gosto muito das relações que tenho com Portugal!
beijos
Olá!!! Hoje o manual de acessibilidade baixou facil. Ótimo material
Acompanho sempre seu trabalho pelo Facebook Obrigada
Eunice Odete Walter
Turismóloga
Alto Araguaia-MT
Ainda bem, apesar que acho esse manual muito básico e incompleto. Faz anos que venho falando com a abeta para melhorar a questão da aventura segura para pessoas com deficiência, porém eles sempre dão desculpas e não permitem minha aproximação. Enquanto isso acidentes vão acontecendo, como eu que jáqueimei a perna em um passeio de quadriciclo. Creio que se minha paciência esgotar, a Turismo Adaptado irá elaborar um material próprio sobre segurança na atividade de aventura com uma qualidade maior