MAM Bahia terá visitas guiadas com audiodescrição para deficientes
Pela primeira vez, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) vai utilizar o recurso de audiodescrição (AD) nas visitas guiadas, para ampliar o acesso de deficientes visuais e intelectuais e o entendimento das obras da exposição ‘Jorge Amado e Universal’ – fotografias, folhetos de cordel, livros e objetos que contam a história do escritor baiano. As visitas, gratuitas, com grupos de até 15 pessoas, acontecerão de 1º a 14 de outubro, às terças, quintas e sábados, das 16 às 18h.
A audiodescrição é realizada por profissionais especializados do grupo de pesquisa Tradução, Mídia e Audiodescrição (Tramad), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), coordenada por Eliana Franco, professora do Instituto de Letras da instituição e especialista em Tradução Audiovisual. Uma das entidades confirmadas para as visitas é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Santo Amaro, no dia 9.
A AD é feita em etapas e pode ser pré-gravada ou ao vivo. “Partimos da ideia de descrever o que se vê. Isso significa que se deve evitar informação desnecessária ou interpretação do conteúdo para o entendimento do público”, explica Eliana. No caso do MAM-BA, a audiodescrição será ao vivo.
A audiodescrição proporciona às pessoas com diversos graus de deficiência visual o acesso a filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, exposições e outros eventos que têm a imagem como base de interpretação e compreensão. “Eu me afastei muito do cinema quando perdi minha visão por completo, justamente pelo vazio que sentia. Com a possibilidade do recurso da audiodescrição, pessoas como eu poderão voltar a frequentar as salas de cinema”, afirma o diretor da Ong Arcca – Acesso e Reinteração à Comunicação, Cultura e Arte, Ednílson Sacramento.
Fonte: iBahia
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários