Lousã, Destino de Turismo Acessível

por | 11 ago, 2010 | Turismo Adaptado | 2 Comentários

Estrategicamente localizada na região Centro, a Lousã é um território de elevado potencial natural / paisagístico e de grande qualidade ambiental, que encontra na Serra da Lousã o seu elemento ex-líbris. A sua aptidão turística garante-lhe uma posição privilegiada no ranking dos destinos nacionais de Turismo de Natureza, Rural e Activo e um lugar proeminente na Rede das Aldeias do Xisto. A Lousã distingue-se ainda pela riqueza do seu património arquitectónico e cultural, presente nas casas apalaçadas, pela autenticidade dos seus produtos tradicionais serranos e pela qualidade e requinte dos serviços turísticos prestados ao comum dos visitantes.

Em Abril de 2007, a vila acolhe o I Congresso Nacional de Turismo Acessível, consumando uma vontade de associar às potencialidades turísticas do concelho um trabalho de fundo nos domínios da reabilitação e da inclusão social preconizado ao longo dos últimos anos pelos agentes sociais da Lousã, destacando-se aqui a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, criada em 2004. Consequentemente, a sociedade civil lousanense organizou uma task-force para conceptualizar e planear o desenvolvimento da Lousã como o primeiro Destino de Turismo Acessível em Portugal, um projecto replicável nacional e internacionalmente

Hoje, o projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível” é assumido politicamente pela Câmara Municipal da Lousã e a acessibilidade é reconhecida como preocupação transversal no território. Desenvolve-se assim a abordagem sistémica do turismo acessível e todos os agentes locais lousanenses são chamados a intervir. Esta atitude, mais exigente e ambiciosa, deseja promover a melhoria da qualidade de vida dos habitantes locais e visitantes, fomentando o aparecimento de mais-valias económicas assentes no exercício de um direito ao lazer que a todos assiste.

O modelo de negócios assim definido assenta num programa de acções que contempla operações de acessibilidade na dimensão turística (unidades de alojamento, restauração & similares, iniciativas de animação), na dimensão social (serviços de segurança, saúde e apoio humano; ajudas técnicas) e na dimensão territorial (intervenção nos principais pólos de atracção turística, acessibilidade dos equipamentos públicos e desenvolvimento de novas respostas de transporte adaptado).

O projecto contempla ainda uma vertente de assessoria técnica assumida pela Estrutura de Missão “Lousã Acessível”. Esta equipa é a responsável directa pela gestão do projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível”. Para prossecução dos objectivos delineados, a Estrutura de Missão faz-se acompanhar de um conjunto de experts nacionais e internacionais com competências na associação do turismo e da acessibilidade.

Institucionalmente, a iniciativa conta com o alto patrocínio de entidades como o Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, o Instituto Nacional para a Reabilitação, o Turismo de Portugal, I.P, ou, internacionalmente, a European Network for Accessible Tourism (ENAT). Regionalmente, encontram-se envolvidos organismos como a Direcção Regional de Economia do Centro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro ou a Entidade Regional de Turismo do Centro.

Estive visitando Lousã em outubro de 2008, a convite da Provedoria Municipal
das Pessoas com Incapacidade da Câmara Municipal de Lousã, como parte de meu mochilão pela Europa. Pude participar de uma reunião do projeto Lousã Acessível, e depois ficar alguns dias conhecendo a estrutura de acessibilidade e o apelo dos atrativos turísticos desse destino, como as Aldeias de Xisto, admirar os enormes cataventos de energia eólica e os castelos históricos junto à Serra da Lousã. Depois em Lisboa, também pude participar da Conferência “Portugal Mais Acessível” realizado no Parque das Nações e onde o turismo também foi discutido, com a apresentação do case de Lousã.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

2 Comentários

  1. Antonio Fontes

    Obrigado, Ricardo.

    O projecto da Lousã segue crescendo e ficariamos muito honrados com uma nova visita sua para conhecer os progressos.

    Você está realizando um trabalho fantástico no seu blog que é um prazer seguir aqui de Portugal.

    Bem haja!

    • Ricardo Shimosakai

      Olá Antônio,
      Obrigado pelas palavras de apoio, e seria um grande prazer retornar a Portugal e conhecer os progressos que Lousã realizou desde minha última visita. Acho que trocar informações e experiências é uma das melhores maneiras de evoluir. E sempre estarei citando Portugal em meu blog
      Grande abraço!

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });