Lousã, Destino de Turismo Acessível
Estrategicamente localizada na região Centro, a Lousã é um território de elevado potencial natural / paisagístico e de grande qualidade ambiental, que encontra na Serra da Lousã o seu elemento ex-líbris. A sua aptidão turística garante-lhe uma posição privilegiada no ranking dos destinos nacionais de Turismo de Natureza, Rural e Activo e um lugar proeminente na Rede das Aldeias do Xisto. A Lousã distingue-se ainda pela riqueza do seu património arquitectónico e cultural, presente nas casas apalaçadas, pela autenticidade dos seus produtos tradicionais serranos e pela qualidade e requinte dos serviços turísticos prestados ao comum dos visitantes.
Em Abril de 2007, a vila acolhe o I Congresso Nacional de Turismo Acessível, consumando uma vontade de associar às potencialidades turísticas do concelho um trabalho de fundo nos domínios da reabilitação e da inclusão social preconizado ao longo dos últimos anos pelos agentes sociais da Lousã, destacando-se aqui a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã, criada em 2004. Consequentemente, a sociedade civil lousanense organizou uma task-force para conceptualizar e planear o desenvolvimento da Lousã como o primeiro Destino de Turismo Acessível em Portugal, um projecto replicável nacional e internacionalmente
Hoje, o projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível” é assumido politicamente pela Câmara Municipal da Lousã e a acessibilidade é reconhecida como preocupação transversal no território. Desenvolve-se assim a abordagem sistémica do turismo acessível e todos os agentes locais lousanenses são chamados a intervir. Esta atitude, mais exigente e ambiciosa, deseja promover a melhoria da qualidade de vida dos habitantes locais e visitantes, fomentando o aparecimento de mais-valias económicas assentes no exercício de um direito ao lazer que a todos assiste.
O modelo de negócios assim definido assenta num programa de acções que contempla operações de acessibilidade na dimensão turística (unidades de alojamento, restauração & similares, iniciativas de animação), na dimensão social (serviços de segurança, saúde e apoio humano; ajudas técnicas) e na dimensão territorial (intervenção nos principais pólos de atracção turística, acessibilidade dos equipamentos públicos e desenvolvimento de novas respostas de transporte adaptado).
O projecto contempla ainda uma vertente de assessoria técnica assumida pela Estrutura de Missão “Lousã Acessível”. Esta equipa é a responsável directa pela gestão do projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível”. Para prossecução dos objectivos delineados, a Estrutura de Missão faz-se acompanhar de um conjunto de experts nacionais e internacionais com competências na associação do turismo e da acessibilidade.
Institucionalmente, a iniciativa conta com o alto patrocínio de entidades como o Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, o Instituto Nacional para a Reabilitação, o Turismo de Portugal, I.P, ou, internacionalmente, a European Network for Accessible Tourism (ENAT). Regionalmente, encontram-se envolvidos organismos como a Direcção Regional de Economia do Centro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro ou a Entidade Regional de Turismo do Centro.
Estive visitando Lousã em outubro de 2008, a convite da Provedoria Municipal
das Pessoas com Incapacidade da Câmara Municipal de Lousã, como parte de meu mochilão pela Europa. Pude participar de uma reunião do projeto Lousã Acessível, e depois ficar alguns dias conhecendo a estrutura de acessibilidade e o apelo dos atrativos turísticos desse destino, como as Aldeias de Xisto, admirar os enormes cataventos de energia eólica e os castelos históricos junto à Serra da Lousã. Depois em Lisboa, também pude participar da Conferência “Portugal Mais Acessível” realizado no Parque das Nações e onde o turismo também foi discutido, com a apresentação do case de Lousã.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Obrigado, Ricardo.
O projecto da Lousã segue crescendo e ficariamos muito honrados com uma nova visita sua para conhecer os progressos.
Você está realizando um trabalho fantástico no seu blog que é um prazer seguir aqui de Portugal.
Bem haja!
Olá Antônio,
Obrigado pelas palavras de apoio, e seria um grande prazer retornar a Portugal e conhecer os progressos que Lousã realizou desde minha última visita. Acho que trocar informações e experiências é uma das melhores maneiras de evoluir. E sempre estarei citando Portugal em meu blog
Grande abraço!