Lojistas terão que instalar provador para cadeirantes em Maceió
foto: Blog Mão na Roda
Quem quiser abrir uma loja de roupas terá que instalar pelo menos um provador destinado a cadeirantes. A lei decretada pela Câmara Municipal de Maceió e já sancionada pela Prefeitura determina que os estabelecimentos devem ampliar o espaço do vestuário e incluir barras de aço, de modo a facilitar o uso para pessoas que entram com cadeira de rodas.
A vereadora Thaise Guedes (PSC), que elaborou o projeto de lei, explicou que a obrigatoriedade já deve ser aplicada em casos de lojas inauguradas a partir da data em que a medida foi sancionada. Entretanto, segundo a parlamentar, as lojas já existentes também devem adequar os provadores para facilitar o acesso.
Segundo Thaise Guedes, será feita simultaneamente uma campanha para tentar divulgar a nova lei e sensibilizar os donos de lojas a obedecê-la. “Para quem utiliza cadeiras de roda, é uma dificuldade terrível provar roupas, porque o espaço é muito pequeno e não há instrumentos de apoio. Termina sendo constrangedor, porque ou a pessoa compra a roupa sem provar, ou tem que fazer isso no meio da loja”, comentou.
Em Maceió, não há um registro de quantos estabelecimentos já possuem o provador adaptado, mas não há muitos. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Wilson Barreto, explicou que não estava sabendo sobre a nova lei e assegurou que iria se informar a respeito para emitir alguma resposta. “Ainda não estou sabendo de nada, mas lei é lei e só nos cabe cumprir”, resumiu.
De fato, caso a lei não seja cumprida em um prazo de 30 dias, conforme o decreto, será aplicada uma multa de R$ 2 mil, reajustados com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A loja ainda estará sujeita à suspensão do alvará de funcionamento.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
7 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Opa Ricardo!
Podia ao menos dar os créditos das fotos para o Mão na Roda, né? O link original está em http://maonarodablog.com.br/2009/05/14/provador-de-roupas-acessivel/
Abraços!
Olá Eduardo, não só dar créditos às fotos, mas também como textos e outras coisas mais, assim seria o correto. Meu objetivo era repassar o máximo de informações sem muito trabalho, apesar que esse portal vem consumindo muito tempo. Peço desculpas e irei editar essa matéria e colocar os créditos pois não quero excluí-la, mas prometo não sugar mais seu blog. Caso venha desejar utilizar algo de vocês, irei pedir autorização. Abraços.
Valeu, Ricardo!
Abraços!
Ricardo, dar créditos às fotos e aos textos confere credibilidade ao seu site e ao seu trabalho. Todos saem lucrando. Abraços!
Sim, é até uma questão de respeito. Mais uma vez eu digo que sei que estou errado, e tenho humildade para reconhecer isso. Porém peço compreensão para que aguardem até conseguir me organizar e assim criar esse hábito.
Olá meu grande amigo Ricardo Shimosakai, Eduardo camara e Laura Martins, parabéns por divulgarem uma noticia tão maravilhosa como essa, na minha modesta opinião quanto mais blogs estiverem divulgando quem ganha é a sociedade como um todo, a sociedade estando bem informada e sabendo desta maravilhosa lei algum deputado federal pode vir a apresenta-la e se tornar uma Lei federal.
Nesse sentido caso o autor da matéria e dono das fotos venha a me autorizar a divulga-la o farei com muito prazer sempre citando a fonte.
Um grande Abraço a todos
Valdir Timóteo
presidente
Movimento Inclusão Já
Claro Valdir, por julgar que a informação é uma das ferramentas mais importantes para promover a inclusão, foi que eu decidi criar este portal. Fique sempre a vontade para replicar ou utilizar as matérias colocadas aqui. Abraços!