
Lojistas terão que instalar provador para cadeirantes em Maceió
foto: Blog Mão na Roda
Quem quiser abrir uma loja de roupas terá que instalar pelo menos um provador destinado a cadeirantes. A lei decretada pela Câmara Municipal de Maceió e já sancionada pela Prefeitura determina que os estabelecimentos devem ampliar o espaço do vestuário e incluir barras de aço, de modo a facilitar o uso para pessoas que entram com cadeira de rodas.
A vereadora Thaise Guedes (PSC), que elaborou o projeto de lei, explicou que a obrigatoriedade já deve ser aplicada em casos de lojas inauguradas a partir da data em que a medida foi sancionada. Entretanto, segundo a parlamentar, as lojas já existentes também devem adequar os provadores para facilitar o acesso.
Segundo Thaise Guedes, será feita simultaneamente uma campanha para tentar divulgar a nova lei e sensibilizar os donos de lojas a obedecê-la. “Para quem utiliza cadeiras de roda, é uma dificuldade terrível provar roupas, porque o espaço é muito pequeno e não há instrumentos de apoio. Termina sendo constrangedor, porque ou a pessoa compra a roupa sem provar, ou tem que fazer isso no meio da loja”, comentou.
Em Maceió, não há um registro de quantos estabelecimentos já possuem o provador adaptado, mas não há muitos. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Wilson Barreto, explicou que não estava sabendo sobre a nova lei e assegurou que iria se informar a respeito para emitir alguma resposta. “Ainda não estou sabendo de nada, mas lei é lei e só nos cabe cumprir”, resumiu.
De fato, caso a lei não seja cumprida em um prazo de 30 dias, conforme o decreto, será aplicada uma multa de R$ 2 mil, reajustados com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A loja ainda estará sujeita à suspensão do alvará de funcionamento.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
7 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no transporte aéreo. Atualização das regras.
Acessibilidade no transporte aéreo. Revisão da Resolução nº 280/2013 da ANAC através de consulta e audiência pública.
Inclusão no filme Wicked. Atriz cadeirante chama a atenção.
Inclusão no filme Wicked. Marissa Bode é uma atriz com deficiência na vida real, e sua deficiência não foi um impedimento para a atuação.
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro. Acessibilidade é um dos capítulos desse importante guia orientador para o turismo.
Olá meu grande amigo Ricardo Shimosakai, Eduardo camara e Laura Martins, parabéns por divulgarem uma noticia tão maravilhosa como essa, na minha modesta opinião quanto mais blogs estiverem divulgando quem ganha é a sociedade como um todo, a sociedade estando bem informada e sabendo desta maravilhosa lei algum deputado federal pode vir a apresenta-la e se tornar uma Lei federal.
Nesse sentido caso o autor da matéria e dono das fotos venha a me autorizar a divulga-la o farei com muito prazer sempre citando a fonte.
Um grande Abraço a todos
Valdir Timóteo
presidente
Movimento Inclusão Já
Claro Valdir, por julgar que a informação é uma das ferramentas mais importantes para promover a inclusão, foi que eu decidi criar este portal. Fique sempre a vontade para replicar ou utilizar as matérias colocadas aqui. Abraços!
Ricardo, dar créditos às fotos e aos textos confere credibilidade ao seu site e ao seu trabalho. Todos saem lucrando. Abraços!
Sim, é até uma questão de respeito. Mais uma vez eu digo que sei que estou errado, e tenho humildade para reconhecer isso. Porém peço compreensão para que aguardem até conseguir me organizar e assim criar esse hábito.
Opa Ricardo!
Podia ao menos dar os créditos das fotos para o Mão na Roda, né? O link original está em http://maonarodablog.com.br/2009/05/14/provador-de-roupas-acessivel/
Abraços!
Olá Eduardo, não só dar créditos às fotos, mas também como textos e outras coisas mais, assim seria o correto. Meu objetivo era repassar o máximo de informações sem muito trabalho, apesar que esse portal vem consumindo muito tempo. Peço desculpas e irei editar essa matéria e colocar os créditos pois não quero excluí-la, mas prometo não sugar mais seu blog. Caso venha desejar utilizar algo de vocês, irei pedir autorização. Abraços.
Valeu, Ricardo!
Abraços!