Os veículos das linhas turísticas Conheça Santos e Conheça Santos -Morros, ambas com pontos de embarque e desembarque na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, não são adaptados para portadores de necessidades especiais. A Reportagem constatou que os micro-ônibus não possuem rampas ou elevadores, conforme ocorre também com 14 dos 16 ônibus do Programa Roda SP, da Secretaria de Turismo do Estado.

Além dos micro-ônibus, a Secretaria de Turismo de Santos também deixa a desejar com relação aos deficientes que desejarem conhecer os pontos turísticos e históricos do Centro da Cidade pela Linha Turística do Bonde, pois os veículos utilizados, construídos na década de 20, foram totalmente restaurados, mas a única alternativa é um reboque de um dos bondes que possui plataforma manual para embarque e desembarque.

Vale lembrar que existe uma lei federal, promulgada em 2004, dando prazo 10 anos (até o ano passado) para as empresas adaptassem suas frotas. De acordo com a lei, podem ser considerados acessíveis todos os ônibus com piso baixo e rampa de acesso. O elevador ou ainda o acesso em nível em pontos de parada elevados também vale para a normalização. Basta um desses itens para que lei seja cumprida.

Roda SP

Na toada do descumprimento da lei e o desrespeito com o portador de necessidades especiais, as secretarias de turismo Santos e do Estado são muito parecidas. Conforme reportagem publicada esta semana no Diário do Litoral (DL), 14 dos 16 ônibus do Programa Roda SP, do Governo Estadual, não são adaptados para portadores de necessidades especiais. As vans do programa também não.

Somente dois ônibus têm os equipamentos: um em Guarujá e outro em Peruíbe. Questionada pela Reportagem, a Secretaria Estadual de Turismo garantiu que, o mais rápido possível, vai adaptar os demais veículos. Já a Prefeitura de Santos informa que a falta de equipamentos se dá por problemas técnicos.

No entanto, “a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos vem cobrando da empresa permissionária do serviço, a Viação Guaiuba, para disponibilizar esses carros equipados para atender a linha turística o mais breve possível”. disse a Prefeitura em nota, alertando que a expectativa é que ainda neste semestre já comece a operar os ônibus com elevador para deficiente na Linha Conheça Santos.

Sobre os bondes, a Administração respondeu que além do modelo reboque, onde eles podem embarcar em uma plataforma manual utilizada sempre que há demanda, o Bonde Café, lançado na última sexta-feira (9), o primeiro com um conceito de cafeteria, já foi adaptado para receber um elevador para deficientes.

Fonte: Diário do Litoral

" });