Lei exige equipamentos adaptados a pessoas com deficiência
Lei exige equipamentos adaptados a pessoas com deficiência. Os equipamentos públicos de lazer, como parquinhos e praças deverão ser adaptados para pessoas com deficiência. A determinação está na lei (Lei 13.443/17) que alterou a Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/00).
A nova lei, que entrou em vigor na semana passada, determina que cada brinquedo e equipamento de lazer existentes devem ser adaptados e identificados, tanto quanto tecnicamente possível, para possibilitar a utilização por pessoas com deficiência visual ou com mobilidade reduzida. A proposta foi aprovada pela Câmara no fim de março.
A relatora da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, deputada Zenaide Maia, do PR do Rio Grande do Norte comenta:
“Então a partir dessa Lei, todas as áreas de lazer, inclusive privadas, grandes condomínios, vão ter que ter 5% dos equipamentos preparados para os deficientes visuais e físicos. População, comece a cobrar porque isso é uma Lei e se a população não ficar atenta a isso, vai ficar só no papel. Olhem os parques, as áreas de lazer dos seus municípios e cobrem adaptação: pelo menos que 5 % tenha adaptação para esses tipos de deficiência.”
Para a deputada Rosinha da Adefal, do PT do B de Alagoas, que perdeu o movimento das pernas aos dois anos de idade, a falta de acessibilidade é a principal dificuldade desde criança. Para ela, é necessário pensar no acesso pleno e em todas as áreas.
“Seria melhor ainda se o projeto não apenas contemplasse um percentual dos brinquedos a serem adaptados, mas sim que todo o parque, todo o empreendimento de diversão fosse acessível plenamente. Porque a acessibilidade tem que ser em serviços, espaços, e principalmente no todo e não só no percentual. A gente precisa construir um mundo para todos e não um mundo em que as pessoas com algum tipo de limitação fiquem reservadas a um determinado espaço físico”.
Custos
Em relação à adaptação dos equipamentos de lazer, Zenaide Maia afirmou ser preciso arcar com os custos para que haja a inclusão de todas as pessoas nos espaços públicos.
Segundo o IBGE, 45,6 milhões de brasileiros tem ao menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população.
Fonte: Portal da Câmara dos Deputados
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários