Lançado edital para construção da Rua da Cidadania Cajuru
Foi autorizado em julho o lançamento do edital de licitação para as obras de construção da Rua da Cidadania Cajuru, empreendimento de R$ 11 milhões financiado com recursos captados pela Prefeitura no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do programa Pró-Cidades. O anúncio foi feito no Salão Brasil, na Prefeitura de Curitiba. A Administração Cajuru abrange cinco bairros, com uma população de aproximadamente 111 mil pessoas.
Projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a nova Rua da Cidadania será construída perto do Terminal Capão da Imbuia, no quadrilátero entre as ruas Professor Nivaldo Braga, Pandiá Calógeras, Professora Olga Balster e avenida Prefeito Maurício Fruet.
Atualmente, a Regional Cajuru funciona numa sede alugada, na rua Luiz França. O novo prédio de 11 mil metros quadrados terá três pavimentos e uma grande praça de convivência como entrada principal. Escadas e três elevadores garantem a acessibilidade.
“A obra será também um marco visual na região, e foi projetada com base num estudo de necessidades atuais, levando em consideração o crescimento futuro dos serviços oferecidos e da população atendida”, conta o presidente do IPPUC, Cléver de Almeida.
Serviços e Lazer – Numa das laterais do térreo ficará o setor de Esporte e Lazer como quadra coberta e estrutura de apoio: Sanitários, vestiários, salas de ginástica. Ainda no primeiro piso estarão concentrados bancos, Correios, farmácias e uma biblioteca. A Rua terá estacionamento coberto com 50 vagas. Os serviços municipais ficarão no segundo pavimento, devidamente identificados, mas num espaço único, sem divisórias para facilitar a circulação dos procedimentos.
No mesmo andar será construído o auditório para reuniões da comunidade e uma estrutura especial para a Secretaria Municipal de Saúde. Serviços como carteira de trabalho, Agência do Trabalhador, Copel, Sanepar também serão dispostos no segundo pavimento. “É nesse ambiente que se dará a relação direta do cidadão com a Prefeitura e com os demais serviços públicos”, explica a assessora de projetos do IPPUC, Célia Bim.
O terceiro piso será destinado a atendimentos mais reservados como o Conselho Tutelar. No mesmo andar ficarão ainda as salas para cursos da Fundação Cultural de Curitiba e um auditório de apresentações culturais. A setorização dos espaços permitirá isolar os ambientes para eventos em diferentes turnos. Caso seja necessário usar apenas a sala de reuniões à noite, por exemplo, não é preciso que os demais ambientes da Rua da Cidadania fiquem abertos. O mesmo acontece como o auditório de apresentações e com a quadra coberta.
Assim como nas outras oito Ruas da Cidadania de Curitiba (Boa Vista, Matriz, Santa Felicidade, Pinheirinho, Fazendinha/Portão, Boqueirão, Bairro Novo e CIC), a do Cajuru será uma espécie de subprefeitura, que coordenará a atuação de Secretarias e outros órgãos municipais nos bairros de abrangência da administração: Uberaba, Guabirotuba, Cajuru, Capão da Imbuia e Jardim das Américas.
Na Rua da Cidadania o cidadão encontra serviços prestados por Núcleos das diversas Secretarias Municipais, URBS, FAS – Fundação de Ação Social, FCC – Fundação Cultural de Curitiba e outros órgãos integrantes da Administração Indireta, como também serviços prestados nas esferas Estadual e Federal.
Rua da Cidadania Cajuru
Investimento: R$ 11 milhões (BID)
Prédio de 11 mil m² com 3 pavimentos e praça de convivência
Local: Entre as ruas Professor Nivaldo Braga, Pandiá Calógeras, Professora Olga Balster e avenida Prefeito Maurício Fruet. Perto do Terminal Capão da Imbuia
Bairros de abrangência: Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Guabirotuba, Cajuru e Uberaba.
População da Regional: 111 mil de habitantes
Fonte: Bem Paraná
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários