Joinville é um dos seis municípios brasileiros a participar de projeto para melhoria da acessibilidade

por | 11 dez, 2010 | Turismo Adaptado | 2 Comentários

Joinville lançará, no próximo dia 15/12, o Projeto “Cidade Acessível é Direitos Humanos”. O evento acontecerá no Auditório da Sociesc Marquês de Olinda, a partir das 19 horas. Toda a comunidade e interessados estão convidados.

Para o evento em Joinville, a presença e uma palestra da sub-secretária Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência, Dra. Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, estão confirmadas. Além dela, o Comitê Cidade Acessível é Direitos Humanos de Joinville apresentará o plano de ações previstas para transformar a cidade num modelo de acessibilidade; e o arquiteto Mario Cezar da Silveira ministrará a palestra “A Cidade que Queremos”. O público será agraciado com a apresentação do Coral de Libras e do Coral de idosos da UDESC. Ao final do evento, os presentes assinarão o Compromisso Público que destaca 2011 como o Ano da Acessibilidade em Joinville.

Delineado pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência, serviço ligado à Presidência da República, o Projeto “Cidade Acessível é Direitos Humanos” escolheu seis municípios brasileiros, para participar deste desafiador projeto. São eles: Joinville (SC), único na região sul; Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Uberlândia (RJ).

O prefeito Carlito Merss encara este trabalho como uma inovação em políticas públicas. Ele destaca que, além do Poder Público, o envolvimento da classe empresarial, entidades e comunidade é fundamental para que o projeto se efetive e a acessibilidade seja um compromisso de todos. “Inicialmente, somos apenas seis cidades desafiadas, mas em breve todo o Brasil participará deste exercício da cidadania”, valoriza o prefeito Carlito.

Histórico do projeto

O objetivo da iniciativa é divulgar, incentivar e dar visibilidade às ações de acessibilidade das cidades participantes do projeto que possam ser desenvolvidas em outros municípios. O Compromisso servirá como agente multiplicador de incentivo à gestão municipal que, em parceria com o governo federal, implementa as políticas públicas de inserção social, com qualidade de vida e bem-estar das pessoas com deficiência no país.

Desde abril de 2010, foi feito contato com os municípios para verificar o interesse e a disponibilidade política e de atuação em participar do projeto – todas as cidades contatadas aderiram espontaneamente ao Projeto, sem restrições ou exigências.

Como critérios de avaliação dos municípios, foram elencados marco legal, acessibilidade e eliminação de barreiras, acesso à Saúde e à reabilitação, acesso à educação especial na perspectiva da educação inclusiva, transporte público urbano acessível, habitação de interesse social acessível, trabalho e emprego, turismo, esporte, cultura e lazer, sendo aplicados questionários para todas as 6 cidades. Em seguida ao questionário, foi feita uma visita técnica aos municípios e reuniões com autoridades e sociedade civil.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nbZ4kVkfs_Y]

Fonte: Promotorias de Justiça de Joinville

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

2 Comentários

  1. Heitor Luiz

    É sério ou piada q a cidade do Rio de Janeiro vai participar ?
    .
    Os motoristas de muitos ônibus adaptados daqui da cidade parecem ser orientados a nunca pegar cadeirantes, os da Viação Tijuquinha… ou passam direto ou dizem: q o elevador tah enguiçado, esqueceram o controle ou não sabem usar… nunca consegui usar ônibus dessa viação.
    .
    Ruas são esburacadas e mesmo as Vagas de Estacionamento para Def´s estão ocupadas, ficam em local de paralelepípedo, não tem sinalização correta, não tem rampa, a própria placa de estacionamento dificulta abrir a porta ou tem uma banca de jornal, árvore, poste, cano de ferro ou canteiro q dificulta abrir a porta(isso na VAGA DESTINADA ao DEFICIENTE).
    .
    Reclamar de NADA adianta.

    • Ricardo Shimosakai

      Conheço o Rio de Janeiro, e realmente acho que a cidade, pela importância que ela representa para o turismo, e a imagem do país como um todo, deveria ser uma das cidades mais acessíveis do Brasil. Mas a realidade não é essa, porém estou trabalhando para tentar mudar essa situação, afinal quem deveria fazer não faz, e não estamos dispostos a ficar ouvindo desculpas. Claro são tarefas difíceis de implantar, pois muitas delas dependem do poder público, mas também falta um planejamento adequado. Espero em breve estar postando notícias boas de sua cidade, mas também estarei para criticar quem nos ignora.

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });