O programa recebe Ana Paula Peguim, coordenadora do Programa Sebrae Mais Acessível e Ricardo Shimosakai, empresário da área de turismo adaptado.
O público-alvo do projeto Sebrae Mais Acessível, explica a entidade, são os empresários, com ou sem deficiência, e futuros empreendedores de pequenos negócios que já trabalham na informalidade. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vai orientar como contratar e integrar pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A Turismo Adaptado trabalha a acessibilidade e inclusão no lazer e turismo, com diversas atuações. A mais recente, é a estruturação de uma operadora de turismo acessível, onde são criados e comercializados roteiros de viagem acessíveis de acordo com a necessidade do turista com deficiência, mobilidade reduzida ou outra necessidade específica.
O assunto do JC Debate é sobre o deficiente empreendedor. Segundo o relatório do Banco Mundial, existem 1 bilhão de pessoas com deficiência em todo o mundo.
Por aqui, segundo o IBGE, há mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, eles são 14% da população, mas eles ocupam menos de 1% das vagas de trabalho e diante dessa proporção, muitos usam a própria deficiência para se tornar empreendedores, geralmente para atender clientes com limitações semelhantes às suas.
No final de 2013, o Sebrae de São Paulo mapeou o papel dos deficientes físicos do mercado empreendedor no estado e segundo a pesquisa, o empreendedorismo é hoje responsável pela renda de 25% dos deficientes físicos economicamente ativos em São Paulo.
O JC Debate, que começa às 13h30, de segunda a sexta conta com convidados para discutir assuntos que estão na pauta do dia. Os prós e os contras, além do ponto de vista do cidadão, com a mediação feita pela jornalista Andresa Boni.
Andresa Boni é Jornalista, com 15 anos de experiência em telejornais, programas de televisão e reportagens especiais. Já trabalhou para os canais Bandeirantes, Band News e Rede 21, sempre nas editorias de ação social, cidades, economia, meio ambiente, arte e cultura. Está na TV Cultura desde 2007, onde atuou nas principais atrações da emissora, como Jornal da Cultura, Metrópolis, Vitrine, Repórter Eco, Matéria de Capa, Planeta Cidade e o Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Também foi repórter de Documentários como “O Muro de Berlim – 20 anos da queda” , “As rimas plásticas do cubismo” e Cidades- o mundo que construímos.
Fonte: TV Cultura