Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) recebe inscrições para festival de cinema
Rio – O cinema coloca diante do expectador tensões e conflitos, possibilitando a produção de conhecimento e sentido. Por meio da tela também é possível incentivar o pensamento crítico e a liberdade de expressão. Esse é o objetivo do primeiro FestcINES, festival de cinema do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
O INES recebeu inscrições de curtas que tratem sobre as realidades do cotidiano e as diferentes culturas. A proposta é promover um encontro multilíngue e intercultural. Foram aceitos vídeos com legenda em português ou gravado em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), produzidos em qualquer plataforma. A mostra será realizada no dia 30 de novembro. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo site .
Sobre o INES
Neste ano, celebram-se os 155 anos do Instituto, fundado em 1857 pelo surdo francês E. Huet durante o Império de Dom Pedro II.Com cerca de 1500 alunos, o INES oferece Educação Básica e Superior – Licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Português-Libras) e pós-graduação.
É um Centro de Referência Nacional na Área da Surdez, também atua na formação e qualificação profissional, na pesquisa e extensão, produção e publicação de conhecimentos do campo da surdez. Regularmente, realiza seminários, fóruns de debates, congressos, cursos e assessoria técnica em todo o Brasil. É ainda responsável pelo Programa Nacional para Certificação de Proficiência em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e de Proficiência em Tradução e Interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa – PROLIBRAS.
A instituição efetiva o direito à educação de crianças, jovens e adultos surdos, promove sua inclusãosocial e apoia diretamente a rede pública de ensino do país. Contribui ainda para a detecção precoce da surdez. Essa proposta arrojada de conteúdo está abrigada num imóvel imponente e bem preservado, construído em 1915, com arquitetura de Poley Ferreira.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yucvIoH_TgM]
Fonte: O DIA
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários