Instagram pra cego ver
Instagram pra cego ver. A rede está adicionando também duas novidades que ajudarão pessoas com deficiências visuais a fruir de forma mais completa o conteúdo postado por seus amigos.
A primeira delas é uma ferramenta de inteligência artificial que utiliza tecnologias de reconhecimento óptico para detectar elementos numa foto ou num vídeo e gerar uma descrição auditiva para esses usuários; o recurso funciona no Feed, na aba Explorar e nos perfis individuais das pessoas.
Em uma publicação no twitter, o texto da foto abaixo foi: “Temos orgulho de melhorar o Instagram para pessoas com deficiências visuais. A partir de hoje, estamos adicionando automaticamente texto alternativo a fotos no Feed, na aba Explorar e no Perfil para que as pessoas que usam leitores de tela possam ouvir o que está na foto.”
E depois na própria foto, o Instagram comentou: “Também estamos adicionando um novo campo de texto alternativo personalizado a fotos para que as pessoas possam adicionar descrições mais avançadas para quem usa leitores de tela. Estes são apenas os primeiros passos para construir um Instagram mais acessível.”
Para acessar o novo recurso, você deve clicar em “Configurações avançadas” na parte inferior da página em que você tradicionalmente digita a legenda da foto. Abaixo de “Desativar o comentário”, você verá uma opção para “Escrever texto alternativo” ao inserir sua própria descrição da foto.
É uma coisa simples que você pode fazer ao enviar uma foto que pode tornar seu feed muito mais acessível para pessoas com problemas de visão.
No Instagram, essa opção poderá substituir uma prática de acessibilidade nas mídias digitais, onde se coloca uma hashtag #pracegover justamente para colocar uma descrição da foto.
Diferente do título, a descrição é um texto mais detalhado que relata em palavras, itens que permitem à pessoa sem enxergar, compor a imagem da foto. Veja este exemplo:
#PraCegoVer: Mara Gabrilli ao lado de Ricardo Shimosakai e de Bruno Mahfuz, em sequência. Os três são cadeirantes e estão em um saguão.
Compartilhe pelos ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página!
[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" counts="true" counts_num="01" total="true" outer_color="dark" network_names="true"]
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários